Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dr. Ícaro Samuel e Dr. Otávio Melo explicam técnica de recuperação de lesão de Nadal

Espanhol se recuperou de lesão no quadril no músculo Iliopsoas e expectativa é de retorno em Monte Carlo, no começo de abril

Lance|

Lance
Lance Lance

Rafael Nadal está perto de voltar às quadras. O espanhol, que lesionou o músculo Iliopsoas, na região do quadril, durante a segunda rodada do Australian Open, vem treinando cada vez mais forte e seu empresário, Carlos Costa, já avisou que o retorno deve ocorrer no Masters 1000 de Monte Carlo, no saibro, a partir do dia 10 de abril. David Ferrer, diretor do ATP 500 de Barcelona, na Espanha, confirmou o bate-papo e a grande possibilidade de volta do atleta que ficou cerca de seis semanas sem poder treinar.

O Dr. Icaro Samuel, médico cirurgião, explica: "As células-tronco derivadas do tecido adiposo têm se mostrado uma terapia promissora para aliviar dores articulares, inflamações, artroses, tendinites e outros problemas ortopédicos. Atletas de elite, celebridades e artistas, como Tony Robins, Cristiano Ronaldo, Mike Tyson, Rafael Nadal e Rodrigo Minotauro, já utilizaram esse método para acelerar a recuperação de suas lesões e permitir um retorno mais rápido às suas atividades, sem a necessidade de cirurgias", apontou.

"Por meio de uma micro-incisão é possível obter todo o material necessário para esse tratamento. A coleta do tecido que será submetido ao processo de microfragmentação é feita por meio de uma mini-lipoaspiração na região abdominal ou no dorso do paciente. Esse processo permite separar a gordura das células-tronco adultas, que se localizam aderidas aos vasos sanguíneos", seguiu.

"A técnica pode ser utilizada para auxiliar na resolução de problemas agudos ou crônicos, como epicondilites do cotovelo, hérnias de disco, lesões de cartilagem, rupturas de meniscos, lesões de tendões, músculos e ligamentos. Esportes como tênis, como é o caso de Rafael Nadal, envolvem muito movimentos de flexão e abdução do quadril, trabalhando as articulações do quadril como também de muitos músculos, em especial o Iliopsoas. O músculo Iliopsoas fica localizado na região imediatamente anterior à articulação do quadril e é um importante flexor do mesmo. Atletas profissionais possuem maior risco de lesão neste músculo devido ao excesso de treinos e jogos".

Publicidade

Dr. Otávio Melo, médico ortopedista e pesquisador na área de medicina regenerativa, explica que por meio de uma micro-incisão é possível obter todo o material necessário para esse tratamento: "A coleta do tecido que será submetido ao processo de microfragmentação é feita por meio de uma mini-lipoaspiração na região abdominal ou no dorso do paciente. Esse processo permite separar a gordura das células-tronco adultas, que se localizam aderidas aos vasos sanguíneos. Posteriormente, o material aspirado poderá ser aplicado exatamente no local do tecido lesionado, sob visualização auxiliada por um método de imagem, como o ultrassom por exemplo. Quando aplicadas da maneira correta, elas poderão se diferenciar em outros tecidos, como por exemplo ossos, tendões, ligamentos, cartilagem e até músculo, auxiliando na reparação."

De acordo com o cirurgião, esse mesmo material também pode ser utilizado para bioplastias e preenchimentos estéticos no próprio paciente, como nas regiões musculares, mamas, glúteos, face e demais regiões com flacidez, favorecendo a regeneração dos tecidos, estruturação e melhora do contorno corporal.

Publicidade

Além da utilização destas técnicas e das células-tronco, a fisioterapia também é fundamental para uma boa recuperação.

Dr. Ícaro Samuel (direita) e Dr. Otavio Melo (esquerda) explicam tratamento de Nadal no quadril
Dr. Ícaro Samuel (direita) e Dr. Otavio Melo (esquerda) explicam tratamento de Nadal no quadril Dr. Ícaro Samuel (direita) e Dr. Otavio Melo (esquerda) explicam tratamento de Nadal no quadril

Divulgação

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.