Dá tempo? Com 73% de chances de queda, Cruzeiro tenta se inspirar em fugas incríveis da degola no BR
Confira quais serão os rivais da Raposa nos próximos jogos e o que o time celeste terá de fazer para evitar o inédito rebaixamento para a Segunda Divisão.
Que a situação do Cruzeiro nesta edição do Campeonato Brasileiro é complicada, é de conhecimento até de quem não acompanha futebol diariamente. O time mineiro, que está na zona do rebaixamento, além de uma grave crise financeira e institucional, luta com o que tem para evitar uma inédita e dolorosa queda para segunda divisão do futebol nacional.
Faltando apenas 13 jogos para o fim do Brasileiro, o Cruzeiro precisa de pelo menos 20 pontos que o mantém com chances de permanência na Série A. O ideal seria marcar 45 pontos, mas o desempenho até aqui na competição desanima o mais fanático torcedor, já que a Raposa teria de ter uma performance de time do G6 para jogar a primeira divisão em 2020.
A equipe mineira terá de vencer pelo menos seis jogos se quiser se manter na Série A. E a sequência de jogos não será nada fácil.Segundos dados levantados pelo L! e pela UFMG(Universidade Federal de Minas Gerais), o Cruzeiro tem entre 73 a 74% de chance de queda. Mas, mesmo com esse cenário sombrio, há esperança de uma reação na competição, apesar de apenas dois clubes, o Fluminense em 2009 e o maior rival, Atlético-MG, conseguiram escapar da degola quando estavam com pontuação parecida nesta etapa do campeonato.
Mas, o L! separou algumas fugas espetaculares da Série B que podem servir de inspiração para o time azul se safar do vexame, talvez o maior da sua história. Confira a galeria acima.
Ameaça de rebaixamento dos times da Série A
Chapecoense - 96,7%
Avaí - 95,8%
Cruzeiro - 73,1%
CSA - 43,5
Ceará - 36,6%
Fortaleza - 22,3%
Fluminense - 10,4%
Atlético-MG - 7,7%
Botafogo - 7%
Vasco - 6,2%
Pontuação mínima para não cair e as chances de queda
45 pontos - 0,65%
44 pontos - 2,6%
43 pontos - 8%
42 pontos - 19,1%
41 pontos - 36,4%
40 pontos - 56,8%
39 pontos - 75,4%
Próximos 13 jogos da Raposa
São Paulo (casa)
Corinthians (fora)
Fortaleza (casa)
Botafogo (fora)
Bahia (casa)
Athletico-PR (fora)
Atlético-MG (casa)
Avaí (casa)
Santos (fora)
CSA (casa)
Vasco (fora)
Grêmio (fora)
Palmeiras (casa)
Torcida tem apoiado, incentivado e "apelado" para a fé com o intuito de evitar o rebaixamento do clube à Série B Veja as fugas mais espetaculares do rebaixamento do Brasileiro de pontos corridos.
Em 2009, o Fluminense estava “99%” rebaixado, pois faltava apenas sete jogos para o fim do Brasileiro daquele ano e o Tricolor, comandado por Renato Gaúcho, não conseguir reagir no Brasileiro daquele ano. O Flu tinha apenas 25 pontos em 31 partidas. A diretoria carioca demitiu Renato, trouxe Cuca que iniciou uma arrancada espetacular, vencendo os sete jogos seguidos, conseguindo se salvar da queda para a segunda divisão. O mesmo grupo que tirou o Tricolor Carioca da degola, se sagraria campeão em 2010 e 2012 com Fred no comando do ataque.
Em 2003, o Goiás era o lanterna absoluto no Brasileiro daquele ano, também considerado como certo na Série B de 2004. Cuca, que iniciava sua caminhada como técnico entrou no lugar de Candinho no fim do primeiro turno e terminou a competição em nono lugar, chegando a pensar em uma classificação para a Libertadores do ano seguinte. A vaga na Sul-Americana esatava garantida.
Sob a batuta de Diego Souza e Diego Tardelli, além dos gols de Obina, o Galo estava com 21 pontos na 25ª rodada no Brasileirão de 2010 e conseguiu sete vitórias, três empates e três derrotas nas últimas 13 rodadas. O time de Dorival Júnior saiu do Z4 na 34ª rodada e se salvou da queda naquele ano.
O time gaúcho brigava contra o rebaixamento sob comando de Silas em 2010. A solução gremista? Trazer um ídolo histórico para salvar o Tricolor Gaúcho da terceira queda. Renato Portaluppi aceitou a missão e reergueu o Grêmio, que, em 25 jogos , o Imortal venceu 17, ficando em quarto lugar naquele ano, garantindo uma vaga para a fase preliminar da Libertadores.
A Raposa tem um exemplo bem particular quando o assunto é escapar em cima da hora da degola no Brasileiro. Em 2011, o time azul chegou à última rodada do campeonato precisando vencer Atlético-MG para jogar a Série B em 2011. O time celeste venceu, aplicando a sua maior goleada sobre o rival no clássico, no histórico 6 a 1, em uma tarde inspirada de Fabrício, Roger, Anselmo Ramon, Everton, Wellington Paulista e Leandro Guerreiro.
O hoje todo poderoso Palmeiras teve momentos tensos em 2014, quando quase caiu para a segunda divisão pela terceira vez, sendo que havia retornando no ano anterior após cair em 2012. O Palestra chegou à última rodada do Brasileiro daquele ano precisando de uma vitória contra o Atlético-PR para não cair. Porém, o jogo ficou empatado por 1 a 1 e o Palmeiras não caiu porque o Vitória não derrotou o Santos, se salvando com apenas 40 pontos, menor pontuação de um não rebaixado na história dos pontos corridos.
O Botafogo de 2009 também se salvou na última rodada do Brasileiro de outra queda. O time carioca tinha de vencer o Palmeiras no Engenhão para permanecer na primeira divisão, Não só venceu o alviverde, como ainda tirou os paulistas da Libertadores do ano seguinte.