Lance Da quarta divisão para as Eliminatórias da Copa: conheça a história do treinador Beto Portella

Da quarta divisão para as Eliminatórias da Copa: conheça a história do treinador Beto Portella

Técnico começou no Nacional-SP e treinou a seleção do Paquistão

Lance
Lance

Lance

Lance

Há diversos brasileiros espalhados pelo mundo em busca de conseguir sucesso no futebol. Um destes casos foi o do treinador Beto Portella, que comandou a seleção do Paquistão nas últimas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.

O trabalho de Beto começou em 2009, no modesto Nacional-SP, que disputava o Paulista da Série B - a quarta divisão estadual -, mas passou também por Guaratinguetá e Audax. Em 2018, recebeu um convite para treinar o Paquistão.

E o resultado foi positivo. Beto alcançou a terceira colocação do Campeonato do Sul da Ásia, saindo para a Índia na semifinal.

- Foi um trabalho ótimo, pois alcançamos metas e formamos jogadores dentro e fora de campo, acima de tudo é essencial formar cidadãos. Conseguimos também a primeira vitória nos Jogos Asiáticos após 32 anos - falou o treinador.

- Depois das competições, também fizemos parte das equipes sub-15 e 16. E me alegra saber que hoje muitos estão na seleção principal do país - acrescentou.

Após quase três anos conquistando bons resultados e formando jogadores do outro lado do mundo, Portella voltou e foi auxiliar de Pintado no Água Santa-SP, em 2020. Além disso, treinou o Inter de Lages-SC, em 2021. Porém, no fim daquele ano, decidiu dar uma pausa na carreira por problemas pessoais.

O retorno está próximo de acontecer. Em 2023, Portella já recebeu consultas de alguns clubes brasileiros e da Ásia. A perspectiva para formar novos atletas e brigar por títulos se torna positiva mais uma vez.

Últimas