Cruzeiro cria comitê de gestão e compliance para ações de transparência no clube

O objetivo é implantar mais métodos profissionais e ainda ampliar as ações de transparência no dia a dia do clube

Lance

Lance

Lance

A nova gestão do Cruzeiro segue implementando ações e iniciativas. Nesta terça-feira, 16 de junho, foram apresentados à diretoria celeste na Sede Administrativa os integrantes do novo Comitê de Governança, Gestão e Compliance, que terá participação importante no dia a dia em todos os setores da Raposa.

Com atuação independente, o comitê, que será formado por Daniel Pardini, Tiago Fantini e Luciano Lopes, terá o papel de aconselhar e assessorar a presidência e diretorias do Cruzeiro, com o intuito de colaborar nas atribuições de cada área e também verificar se todos estão agindo em conformidade aos processos, instruções normativas e leis internas ou externas.

Daniel Pardini, assim como os demais integrantes do comitê, não será remunerado. Ele detalhou como o órgão funcionará e como poderá contribuir na construção de um novo Cruzeiro.

-Queremos instalar uma nova e moderna governança, gestão e compliance no Cruzeiro. A ideia é compreender tudo o que vai ser implementado no Clube e fazer essa interação com a parte da governança, que envolve a diretoria e os conselhos. Vamos acompanhar a modernização da governança, que está sendo discutida pelo Conselho Deliberativo, a execução de técnicas modernas de gestão, tanto na parte de inovação, quanto no planejamento e orçamento, e trabalhar o compliance em cima dessas duas frentes-disse.

A importância de se ter um Cruzeiro com unidade e com boas práticas também foi destacada por Luciano Lopes.

-O Cruzeiro, como entidade única que é, precisa envolver a direção executiva e o Conselho Deliberativo, por exemplo. A união de todos os setores é que fará com que consigamos trilhar os caminhos mais adequados. Já estávamos fazendo reuniões prévias e agora vamos começar a apresentar as primeiras ideias, que se revelarão aptas ou não a serem adotadas de acordo com a escolha da presidência do Clube ou do Conselho. A função do comitê é de assessoramento, de aconselhamento- afirmou.

Profissional de carreira na área, Tiago Fantini não escondeu a felicidade em realizar seu trabalho no clube pelo qual é apaixonado.

-Ver que a sua atuação gera uma transformação cultural e coloca a entidade em um patamar diferente é de emocionar qualquer profissional, mas imagina fazer isso em uma instituição em que você tem um vínculo emocional desde criança. A oportunidade de desenvolver profissionalmente o trabalho em um ambiente em que existe essa conexão é muito prazerosa, mas que tem um grau de dificuldade ainda maior, pois é necessário se ater ao lado profissional- analisou.

Integrantes do Comitê de Governança, Gestão e Compliance:

Luciano Santos Lopes

Mestre e Doutor em Ciências Penais pela UFMG, Professor de Graduação, Especialização e Mestrado da Faculdade de Direito Milton Campos / MG, Advogado e Conselheiro Efetivo da OAB-MG (2019 - 2021).

Daniel Pardini

Doutor em Administração pelo CEPEAD-UFMG-Birmingham University, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, Graduado em Administração pela UNA. Professor do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração e do Programa de Doutorado e Mestrado em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FACE-FUMEC. Coordenador dos MBAs em Gestão de Negócios e Gestão de Pessoas da Universidade FUMEC. Membro do Conselho Curador da FUMEC. Pesquisador de Governança em Associações Desportivas e autor de vários artigos sobre Governança Corporativa, Corrupção em Organizações, Estratégias Cooperativas e Governança de Tecnologia da Informação.

Tiago Fantini

Advogado, Doutor em Direito Privado pela PUC Minas, Professor de Direito Empresarial, Mestre em Direito Empresarial pela UFMG, MBA em Finanças e Controladoria pela Fumec e High Education pela Universidade de Londres. Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC, Conselheiro de Estatais certificado pela FDC, Conselheiro de Administração independente da BRZ Construtora, Conselheiro Consultivo da empresa Pradolux, Conselheiro Consultivo do Diário do Comércio, Conselheiro Fiscal do BDMG, Presidente do Comitê de Auditoria dos Correios e Coordenador do curso de Governança, Compliance e Ética do Cedin.