Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Copa do Mundo de 2030 está sob suspeita de manipulação, diz jornal

Mundial de 2030 será realizado na Espanha, em Portugal e no Marrocos, além de jogos especiais na América do Sul

Lance

Lance|Do R7

Troféu da Copa do Mundo passará pelo Brasil entre os dias 21 e 23 de outubro (Foto: Franck Fife / AFP) Troféu da Copa do Mundo passará pelo Brasil entre os dias 21 e 23 de outubro (Foto: Franck Fife / AFP)/Troféu da Copa do Mundo passará pelo Brasil entre os dias 21 e 23 de outubro (Foto: Franck Fife / AFP)

A Copa do Mundo de 2030 pode ter passado por uma manipulação no último ano. Segundo o jornal "El Mundo", a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) supostamente alterou alguns documentos para incluir a cidade de San Sebastián entre as sedes.

➡️ Tudo sobre os maiores times e as grandes estrelas do futebol no mundo afora agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Futebol Internacional

A situação aconteceu em junho de 2024. Mandatários responsáveis pela candidatura conjunta de Espanha, Portugal e Marrocos se reuniram para decidir as sedes da competição. Através de uma planilha, os responsáveis traçaram um ranking de pontuações, onde o Balaídos, estádio do Celta de Vigo, aparecia em 11º, justamente o número de estádios disponibilizados para o país, com o Anoeta, da Real Sociedad, logo abaixo.

Dois dias depois, a equipe de avaliação mexeu na planilha e fez alterações, o que levou ao aumento pontuação do Anoeta e, consequentemente, à ultrapassagem sobre a arena localizada na Galícia. Rafael Louzán, então vice-presidente - subiu à cadeira principal meses depois - da RFEF, tinha o desejo de incluir Vigo entre as sedes, mas foi informado dos critérios por María Tato, integrante da Área Internacional da entidade, um dia após a reunião inicial.


Abel Caballero, prefeito de Vigo, entrou em ação para solicitar que os critérios e as notas se tornassem públicos, e denominou o órgão máximo do futebol espanhol como "obscurantista". Louzán, porém, foi no caminho contrário, e afirmou que a instituição responsável pela decisão dos estádios que receberão a Copa do Mundo de 2030 "não é uma administração pública obrigada a fornecer tais dados".

➡️ Raphinha declara guerra entre Brasil e Argentina: 'Porrada neles'


Em determinado momento, analisou-se internamente a possibilidade de ampliar o número de arenas da Espanha para 13. Porém, como o regulamento da Fifa limita o total de casas de um Mundial a 20, as federações portuguesa e marroquina vetaram a ampliação, a fim de evitar problemas com a entidade responsável pela competição, mantendo os 11 iniciais.

🏟️ Manipulação na Copa? Os estádios espanhóis que receberão os jogos


Estadio Riazor - La Coruña
Camp Nou - Barcelona
Cornellà-El Prat (RCDE Stadium) - Barcelona
San Mamés - Bilbao
Estadio Gran Canaria - Las Palmas
Santiago Bernabéu - Madri
Riyadh Air Metropolitano - Madri
La Rosaleda - Málaga
Anoeta - San Sebastián
La Cartuja - Sevilha
La Romareda - Zaragoza

Além do solo espanhol, a Copa do Mundo de 2030 também acontecerá em outros cinco países. Marrocos e Portugal serão sedes fixas; Argentina, Uruguai e Paraguai receberão jogos iniciais, em espécie de comemoração dos 100 anos do torneio.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.