Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Copa do Brasil: Vasco enfrenta o ABC pela quinta vez; confira o histórico do confronto

Equipes se enfrentaram nas edições de 1994, 2011, 2014 e 2020, com vantagem para os vascaínos

Lance|

Lance
Lance Lance

Nesta quinta-feira, o Vasco enfrenta o ABC, em São Januário, um velho rival de Copa do Brasil. Será a quinta vez que os clubes se encontrarão na competição. Em jogo, a classificação para a terceira fase e R$ 2,1 milhões de premiação.

O Vasco leva a melhor no histórico do confronto com o ABC, já que se classificou em três oportunidades. O primeiro encontro ocorreu na primeira fase da Copa do Brasil de 1994. No Machadão, em Natal, o Cruz-Maltino venceu por 2 a 0, gols de Valdir Bigode e Dener. Em São Januário, o time potiguar abriu o placar com Renilson, mas Valdir Bigode empatou em cobrança de pênalti.

+ Vasco x ABC: onde assistir, escalações e desfalques do jogo da Copa do Brasil

O segundo confronto foi em 2011 e com certeza é o mais lembrado pelos torcedores. O Vasco empatou em 0 a 0, no Frasqueirão, e voltou ao Rio tendo que vencer, já que um novo empate sem gols levaria para os pênaltis. O jogo ganhou contornos dramáticos após o ABC abrir o placar com Cascatinha, aos 19 minutos, o que obrigava o Cruz-Maltino a virar a partida, devido ao gol marcado fora de casa.

Publicidade

O Vasco partiu para cima e conseguiu empatar com Alecsandro, de pênalti, sofrido por Ramon. A virada saiu aos 33 minutos do segundo tempo, com Bernardo. Éder Luís invadiu a área e pela linha de fundo e tocou para o meia, que fuzilou para explodir São Januário. O ABC foi o segundo adversário da campanha que terminou com o título vascaíno.

Já em 2014, foi a vez do ABC avançar. As equipes se enfrentaram nas oitavas de final. No primeiro jogo em São Januário, o Vasco empatou em 1 a 1. João Paulo abriu o placar para os visitantes, mas Kleber Gladiador igualou o marcador. Na Arena das Dunas, o Cruz-Maltino foi derrotado por 2 a 1. O time potiguar abriu 2 a 0 com Madson, que depois defendeu o Vasco, e Marlon. Maxi Rodríguez diminuiu.

Publicidade

O último confronto ocorreu há três anos, já no regulamento atual, com jogo único na segunda fase, sem vantagem para qualquer equipe. O Vasco venceu por 1 a 0, gol de Germán Cano, em partida realizada no Maracanã. O atacante Vinícius, o zagueiro Miranda e o atual diretor técnico Abel Braga, na época treinador da equipe, são os remanescentes. Do lado do ABC, está o meia Jailson.

Nesta quinta-feira, mais um capítulo será escrito. Quem vencer avança e em caso de empate, a decisão vai para os pênaltis.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.