Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Contagem regressiva: faltam 100 dias para os Jogos Pan-Americanos 2023

A partir do próximo 20 de outubro, Chile recebe a maior competição esportiva das Américas. Brasil participou de toda as...

Lance

Lance|Do R7


Lance
Thiago Pereira é o maior medalhista dos Jogos Pan-Americanos (Foto: AFP)

Entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro de 2023, Santiago (Chile) vai sediar a 19ª edição dos Jogos Pan-Americanos, que assim como as Olimpíadas, são realizados de quatro em quatro anos. E faltando 100 dias para a cerimônia de abertura da maior competição poliesportiva das Américas, a capital chilena espera receber mais de 7 mil atletas de 41 países da região.

A relação do Brasil com o "Pan", como o evento é carinhosamente chamado, é especial. A delegação brasileira participou de todas as edições e está entre as mais vitoriosas do torneio. E como uma prévia, o Lance! traz algumas curiosidades sobre as principais marcas dos atletas brasileiros nos Jogos Pan-Amenricanos

BRASIL ENTRE OS MAIORES MEDALHISTAS

O Brasil é o quarto maior país com mais medalhas na história dos Jogos Pan-Americanos, ficando atrás dos Estados Unidos, Cuba e Canadá, posição que tirou da Argentina em 2011. Desde a primeira edição do torneio, a equipe verde-amarela acumula 1.376 medalhas, sendo 384 de ouro, 402 de prata e 590 de bronze.

Publicidade

Em 2019, na edição realizada em Lima (Peru), o Brasil registrou sua melhor participação em um Pan, conquistando 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, totalizando 171, superando a edição de 2007, no Rio de Janeiro, onde obteve 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze, totalizando 157.

O MAIOR MEDALHISTA É BRASILEIRO

Publicidade

O maior medalhista do torneio é brasileiro e se chama Thiago Pereira, que atuou na natação. Em quatro participações em Pan, entre 2003 e 2015, o nadador subiu ao pódio 23 vezes, sendo 15 para receber a tão desejada medalha de ouro, tornando-se o atleta mais condecorado em âmbito nacional e o maior premiado na história do torneio, entre todos os países e esportes.

Devido aos feitos, Thiago é conhecido como "Mister Pan". O nadador acumula 23 medalhas, sendo elas 15 de ouro, 4 de prata, 4 de bronze.

Publicidade

DELEGAÇÃO RECORDE

Nesta edição, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) vai enviar para o Chile um número recorde de atletas. Segundo os cálculos do COB, a delegação com mais de 1000 pessoas terá 600 atletas, a maioria integrantes do Time Brasil, todos com a missão de ampliar o número de medalhas do país na história do Pan.

Confira o vídeo abaixo sobre o tema

Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.