Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça o artista responsável pela identidade visual da etapa de Criciúma do STU National

Gaúcho, radicado na cidade catarinense desde um ano de idade, teve justamente o skate como primeira...

Lance|

Lance
Lance Lance

Skate e arte urbana sempre caminharam juntos, um fortalece demais o outro. Toda e qualquer competição do STU pelo Brasil costuma ter sua própria cara, na busca da valorização de um artista local que assine sua obra e dê uma identidade visual ao evento. E quem abre os trabalhos em 2023, na primeira etapa do circuito brasileiro, em Criciúma (SC), é Bruno Alvares, nascido em Bento Gonçalves (RS), mas criciumense de coração por lá morar desde um ano de idade.

O curioso é que o skate foi sua primeira grande influência e inspiração para seguir nesse mundo maravilhoso da arte. Segundo Bruno, o universo deste esporte que se tornou olímpico tem a arte como principal forma de expressão, o que acabou se refletindo no seu trabalho.

Ao seguir esse caminho, passou a entender o estilo de cada artista, o processo criativo, as técnicas de pintura e a desenvolver sua própria linha artística.

- Minha relação com a arte começou cedo. Na escola sempre desenhava nos cadernos. Em casa, tive a influência do meu pai, que também desenha e me ensinava. Além disso, ele fotografava de analógica e revelava as fotos em casa. Cresci rodeado por isso, o gosto pela arte foi algo espontâneo. Com uns 11 anos, comecei a andar de skate e conheci o grafite, via arte nos shapes, nas revistas, nas paredes, e isso começou a ser as referências dos meus desenhos. A partir daí, passei a imaginar um dia poder ter os meus desenhos naquilo que via e me inspirava - contou Bruno.

Publicidade
Montagem Pok
Montagem Pok Montagem Pok

Artista é o responsável pela identidade visual do STU (Osvaldo Pok / Divulgação)

Convidado a dar cores e vida à etapa de Criciúma, que, nesta semana, dos dias 23 a 26, receberá a modalidade Street e, de 2 a 5 de março, a modalidade Park, o artista afirma que trouxe referências que contam um pouco da história da cidade catarinense e do skate de uma forma mais lúdica. Bruno revela em detalhes todo seu processo criativo para chegar aos traços que já podem ser vistos no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi, que, pelo terceiro ano consecutivo, dará a largada do STU National.

Publicidade

- Criciúma é considerada a capital do carvão e, como um dos símbolos, usei o capacete de mineiro. As folhas verdes representam o capim criciúma, o que deu origem ao nome da cidade. A textura tigrada faz alusão ao time da cidade, que tem como mascote o tigre. As cores preto e amarelo representam o carvão e a riqueza presente no solo da nossa região. O skate eu representei através das flores como um todo, trazendo a coletividade, a união, a amizade, o amor. Acho que o skate é isso, essa mistura de estilos, cores e gêneros”, explicou.

Nações Shopping receberá exposição de Bruno Alvares

Publicidade

A arte de Bruno Alvares não será vista apenas no STU National. A partir de quarta-feira (22/02), das 10h às 22h, boa parte de suas obras estarão em exposição no Nações Shopping, o maior da região. No ano de 2021, inclusive, conquistou o prêmio Top of Mind como o shopping mais lembrado do Sul de Santa Catarina. Rapidamente se consolidou como o destino certo para eventos esportivos, festivais de dança e música e programação de lazer para todas as famílias.

A primeira etapa de 2023 do STU National conta com patrocínio do banco BV, que apresenta a plataforma STU, e da Monster Energy, e é homologada pela CBSk. É viabilizada pela Prefeitura através da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e tem como parceiro especial o Nações Shopping (Almeida Júnior), além dos parceiros oficiais Baw, Drop Dead, Rock City, UNESC e Nissan Vip Car

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.