Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Com grande eventos, Rio de Janeiro é destaque nacional no desenvolvimento de tênis e beach tennis

Inscrições para as etapas oficiais da Tênis RJ, associação filiada à Confederação Brasileira de Tênis, já estão abertas

Lance

Lance|Do R7

O Rio de Janeiro hoje é destaque no cenário brasileiro do tênis e do beach tennis. Com a realização de grandes eventos como a Copa Davis e, em 2023, pelo terceiro ano consecutivo, o mundial de beach tennis, as modalidades vêm conquistando amantes do esporte de todas as idades e formando novos talentos, como o jovem carioca João Fonseca, de apenas 16 anos. O trabalho realizado pela Associação Tênis RJ, que esse ano completa 5 anos, tem alcançado resultados expressivos a nível nacional.

Foram mais de 10 etapas oficiais de tênis realizadas no Estado em 2022 com foco nos jovens, totalizando mais de 1700 atletas inscritos. O calendário para 2023 está cheio e é uma excelente oportunidade para os talentos do Rio de Janeiro se desenvolverem. Um exemplo é o tenista João Fonseca, formado nas etapas da associação nos últimos anos e que hoje é um dos grandes destaques da nova geração do tênis brasileiro. Esse ano, o atleta jogou a chave principal do Rio Open, foi finalista do Banana Bowl e é o melhor brasileiro no ranking mundial juvenil da International Tennis Federation (ITF).

+ Alcaraz é bicampeão em Madrid e ergue décimo título da carreira

- A Tênis RJ é muito importante para o crescimento da modalidade no Estado, apoiando os jovens a jogarem os torneios fora do Rio de Janeiro e também com cada vez mais etapas em casa. É muito bom ver a criançada crescendo e evoluindo. Só tenho a agradecer pela força e realização das competições - destacou João Fonseca, que competiu no Rio Open, único ATP 500 disputado em solo brasileiro, tanto no simples quanto nas duplas.

Publicidade

O Rio de Janeiro também esteve presente na Copa das Federações nas 3 modalidades, de tênis, beach tennis e tênis em cadeira de rodas. O torneio, realizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), reúne representantes de diversos estados brasileiros. Em 2022, a associação ofereceu toda a estrutura para a ida dos atletas convocados ao torneio.

- É com muito orgulho que vejo o desenvolvimento do tênis e do beach tennis no Rio. São diversos atletas promissores que começaram nas etapas da Tênis RJ e que hoje já se destacam em torneios internacionais. Além do João, posso citar outros jovens como o Nicolas Oliveira, a Gabriela Felix e muitos outros. Também temos grandes nomes que treinam no nosso Estado como o Matheus Pucinelli, Pedro Sakamoto, Marcelo Demoliner, Mateus Alves, Gustavo Heide, entre outros. Isso mostra que estamos no caminho certo e voltamos a ser um celeiro de grandes atletas. Nosso foco esse ano também será o tênis em cadeira de rodas, uma modalidade inclusiva e nós homenagearemos mais uma vez o grande José Carlos Morais com a realização da terceira edição da etapa com o seu nome. É fundamental destacar o apoio e parceria do presidente da CBT, Rafael Westrupp - ressaltou Mauro Farias, presidente da Tênis RJ.

Publicidade

Copa Davis e Rio Open

A maior competição por equipes do tênis mundial, a Copa Davis trouxe ao Parque Olímpico, em 2022, o duelo entre Brasil e Alemanha. Grandes nomes como Alexander Zverev, Thiago Monteiro e Bruno Soares participaram do torneio. Já o Rio Open, que aconteceu no início deste ano no Jockey Club Brasileiro, recebeu Carlos Alcaraz, Cameron Norrie, Thomaz Bellucci e Dominic Thiem.

Publicidade

Beach Tennis

O beach tennis tem a cara do Rio de Janeiro e virou febre nas praias e nos clubes fluminenses. A Tênis RJ, além de receber o mundial e etapas nacionais, vem realizando mensalmente o circuito estadual, oficialmente reconhecido pela

CBT e pela ITF. Sempre com uma estrutura completa, com lounge de hidratação, DJ e brindes, o evento já tem lugar cativo nas areias do Estado. Foram mais de 1100 atletas inscritos em 2022 e a expectativa é dobrar nesse ano. A associação também vem dando foco na formação de jovens talentos da modalidade com capacitação e a previsão de etapas voltadas ao público juvenil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.