Com diploma na mão, Julia Bergmann busca sonho olímpico com a Seleção feminina
Ponteira, de 22 anos, se formou em Estudos Interculturais e Física, pela Universidade de Georgia Tech, e é uma das armas do Brasil...
Lance|Do R7

Esporte e educação. Duas palavras que sempre caminharam juntas para a ponteira Julia Bergmann. A atacante, de 22 anos, se formou no início do mês de maio em Estudos Interculturais e Física pela Universidade de Georgia Tech, nos Estados Unidos.
Na sequência, se apresentou à Seleção Brasileira, em Saquarema, no Rio de Janeiro, para o início dos treinamentos para a Liga das Nações. Julia vive um momento de transição na carreira e disputa em 2023 sua primeira temporada profissional. Antes disso, ela quer ajudar o Brasil a garantir um lugar nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
A disputa da Liga das Nações é o primeiro passo da temporada. O Brasil estreia contra a China às 6h (de Brasília), da próxima quarta-feira (31).
- Foi uma conquista poder juntar o esporte com a educação. Se eu conseguir influenciar uma pessoa a estudar e jogar ao mesmo tempo, já estou satisfeita. Foi um aprendizado muito grande dentro e fora das quadras. Evoluí muito como pessoa nesses quatro anos e passei por situações difíceis que me fizeram mais forte. Mudei minha rotina em quatro anos e o resultado foi recompensador - garantiu Julia Bergmann, que comentou ainda sobre seu momento atual e destacou a importância dos três jogos-treinos contra o Japão no processo de formação do grupo do Brasil. No primeiro jogo-treino, na quinta-feira, cada seleção venceu dois sets, e no segundo, nesta sexta-feira, o Brasil levou a melhor por 3 sets a 1.
- É um período de ajustes. Joguei na liga universitária que tem um ritmo diferente, com treinos uma vez ao dia. Esses jogos-treinos contra o Japão estão sendo ótimos para minha adaptação. Nessa primeira semana vamos jogar com times fortes. Vou precisar de paciência com meu corpo para conseguir voltar, mas a evolução tem sido boa - explicou Julia Bergmann.
Na etapa inicial da Liga das Nações, em Nagoya, no Japão, o Brasil encara China, Holanda, República Dominicana e Croácia entre 31 de maio e 4 de junho. Para a partida de estreia contra a China, Julia Bergmann espera dificuldades, mas mostra confiança em um bom desempenho do Brasil.
- Vai ser um jogo difícil. A China tem um time alto, forte e bom de defesa. Jogar contra o Japão nos prepara para esse tipo de partida. Aprendemos bastante com elas em cobertura de boqueio e sistema de defesa. Estamos vendo o que podemos ajustar para chegar bem na estreia contra a China - afirmou Julia Bergmann.
Sobre o futuro, Julia promete dedicação na vida de atleta profissional.
- Primeiro quero jogar essa Liga das Nações, depois o Pré-Olímpico e buscar essa vaga para os Jogos Olímpicos. O sonho de qualquer atleta é participar de um Jogos Olímpicos e comigo não é diferente. Depois quero jogar em uma liga, com as melhores equipes do mundo. Quero começar essa vida profissional e me dedicar totalmente ao voleibol - finalizou Julia Bergmann.
Além de Julia Bergmann, o Brasil conta na primeira semana da competição com as levantadoras Macris e Naiane, as opostas Kisy e Lorrayna, as ponteiras Ana Cristina, Tainara e Maiara Basso, as centrais Carol, Diana, Lara e Lorena e as líberos Natinha e Laís.
LIGA DAS NAÇÕES
31/05 – Brasil x China, às 6h (horário de Brasília)
01/06 – Brasil x Holanda, às 6h (horário de Brasília)
03/06 – Brasil x República Dominicana, às 0h40 (horário de Brasília)
04/06 – Brasil x Croácia, às 0h40 (horário de Brasília)
Quem são os atletas do Time Brasil classificados para os Jogos Olímpicos de Paris 2024?
Os atletas do Time Brasil estão com foco total para chegar na melhor forma aos Jogos de Paris 2024. Ao todo, 43 vagas estão garantidas para os brasileiros, mas muitas classificações são decididas meses antes do início do evento. Confira os nomes e as m...
Os atletas do Time Brasil estão com foco total para chegar na melhor forma aos Jogos de Paris 2024. Ao todo, 43 vagas estão garantidas para os brasileiros, mas muitas classificações são decididas meses antes do início do evento. Confira os nomes e as modalidades de esportistas que já carimbaram o passaporte para a capital francesa