Com apenas 3% de chance de título, Verdão está 'quase garantido' no G4

Atual campeão, time está a dez pontos com dez rodadas a disputar, mas abriu 12 de frente para o quinto colocado. Chances Liberta direta são de 99%

Palmeiras está a dez pontos do líder Flamengo

Palmeiras está a dez pontos do líder Flamengo

Lance

O Palmeiras realiza em 2019 sua melhor campanha na história dos pontos corridos, igualado com o desempenho de 2016 após 28 rodadas. Ainda assim, o atual campeão tem apenas 3% de chances de conquistar o bicampeonato, de acordo com o matemático Tristão Garcia. O que está praticamente garantida é a presença na fase de grupos da Libertadores: 99%.

Tanto em 2016 quanto em 2019, o Verdão conseguiu 57 pontos em 28 rodadas - em 2018, quando também acabou campeão, eram 56 no mesmo intervalo. O Flamengo, porém, tem dez pontos de vantagem, restando dez rodadas a disputar. Por isso, a equipe rubro-negra tem 96% de chances de acabar com a taça - o Santos, terceiro, tem 1%.

Veja também: Deyverson é, sim, igual a Neymar. Só nas toscas simulações

Ao mesmo tempo que vê o primeiro colocado distante, o Palmeiras abriu vantagem para o restante do pelotão: são cinco pontos a mais que o Santos, terceiro, oito na frente do São Paulo, quarto, e 12 a mais que Inter e Corinthians, os primeiros fora do G4.

De acordo com Tristão Garcia, Flamengo e Palmeiras têm 99% de chances de garantir vagas no G4. O Santos tem 91%, enquanto o São Paulo, 51%. Os outros listados são: Inter (24%), Grêmio (18%), Corinthians (12%), Bahia (3%), Goiás (2%) e Vasco (1%). Além dos pontos somados, é avaliado o nível de dificuldade dos jogos restantes de cada clube, incluindo o mando.

O Palmeiras ainda enfrentará neste Brasileiro: São Paulo (mandante) Ceará (mandante), Vasco (visitante), Corinthians (mandante), Bahia (visitante), Grêmio (mandante), Fluminense (visitante), Flamengo (mandante), Goiás (mandante) e Cruzeiro (visitante). O Choque-Rei está marcado para esta quarta-feira, às 19h30, no Allianz Parque.

O aproveitamento alviverde (67,9%) é o equivalente a uma campanha de 77 pontos, o que renderia título em qualquer outra edição do Brasileiro por pontos corridos com 20 equipes. Até 2019, nenhum vice-campeão somou mais do que 72 pontos. O Flamengo, contudo, tem números para acabar com 90 pontos, nove acima do recorde do Corinthians de 2015 (81 pontos).

Curta a página do R7 Esportes no Facebook. 

Você lembra quantas vezes o seu time goleou na atual temporada?