Lance Chapéu! Como Abel Ferreira atuou na negociação de Caio Paulista com o Palmeiras

Chapéu! Como Abel Ferreira atuou na negociação de Caio Paulista com o Palmeiras

Lateral que atuou no São Paulo em 2023 está perto de acertar com o Verdão

Lance
Lance

Lance

Lance

Caio Paulista tem a aprovação do técnico Abel Ferreira, que pediu ao Palmeiras a contratação do ex-lateral do São Paulo. O Verdão tem tratativas encaminhadas pela chegada do atleta, e o treinador enxerga com ótimos olhos a versatilidade tática que o jogador pode oferecer ao time, segundo apurado pelo Lance!.

➡️ Tudo sobre o Verdão agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Palmeiras

A partir da análise positiva da comissão técnica, a diretoria alviverde oficializou o interesse e iniciou a busca pela contratação. Caio Paulista estava cedido pelo Fluminense ao São Paulo até o fim de 2023. Porém, após polêmicas, o Tricolor não efetuou a compra do atleta em definitivo, que estava fixada em 3,5 milhões de euros (R$ 19 milhões).

Abel Ferreira vê Caio Paulista como um jogador de boas características para preencher o lado esquerdo do campo, seja atuando na ala, ponta ou lateral.

O técnico planeja repetir o esquema de jogo que muitas vezes funcionou no Palmeiras. Abel se acostumou a escalar dois laterais-direitos de origem juntos (Marcos Rocha e Mayke). Com Caio Paulista, se torna possível replicar o desenho tático pelo lado oposto, com Piquerez fazendo a "dobra" com o ex-jogador do São Paulo.

Pela alta capacidade ofensiva e força física, Caio Paulista também pode ser uma opção imediata para atuar na ala. Abel Ferreira implementou no Palmeiras o esquema com três zagueiros na reta final de 2023, e a formação deve potencializar as qualidades do provável reforço.

ESQUEMA VENCEDOR

No jogo de ida da semifinal da Libertadores de 2020, diante do River Plate (ARG), Abel iniciou a partida com uma linha de quatro na defesa, mas mudou a estratégia ainda nos minutos iniciais: o lateral-direito Marcos Rocha se tornou terceiro zagueiro, e Gabriel Menino foi para a posição original do companheiro.

Na final da Libertadores de 2021, diante do Flamengo, o treinador escalou Piquerez como zagueiro pela esquerda e Gustavo Scarpa na posição de lateral, formando uma linha de cinco na defesa sem perder a ofensividade do time no ataque. Este é o exemplo mais próximo do que o técnico pode replicar com a chegada de Caio Paulista no Palmeiras.

NÚMEROS

Caio Paulista atuou em 51 jogos na temporada, sendo 50 pelo São Paulo. No Tricolor, ele marcou cinco gols e deu duas assistências.

Últimas