Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Chancelado pela WSL, Saquarema Surf Festival entra em cena com grandes destaques da modalidade

Nomes como Lucas Chumbo, Ian Gouveia e Sophia Medina estarão em evento que homenageia o surfista Leo Neves

Lance|

Lance
Lance Lance

A praia de Itaúna, no Rio de Janeiro, será palco do Saquarema Surf Festival, evento em memória ao ídolo local Leo Neves. O festival acontecerá do dia 24 ao dia 30 de abril, na "Capital Nacional do Surf". O maior festival de surfe da América do Sul chega a 3ª edição consecutiva, superando o número de inscritos do ano passado. Ao todo, 215 atletas confirmaram presença, entre nomes consagrados do esporte e da nova geração. O evento é chancelado pela World Surf League Latin America e terá transmissão ao vivo pelo site da World Surf League e também pelo TikTok da WSL Brasil.

O Saquarema Surf Festival reúne três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2023/2024 da WSL Latin America - Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior - para as categorias masculina e feminina, que são realizadas com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Trata-se da única etapa do WSL Qualifying Series do país com pontuação máxima de 5.000 pontos da temporada, onde serão disputadas vagas para o Challenger Series 2024 (divisão de acesso para a elite mundial).

+ Etapa de Margareth River da WSL: veja datas, horários e onde assistir

Entre os atletas confirmados estão: Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Mateus Herdy (Campeão Mundial Junior da WSL 2018), Ian Gouveia (vencedor da primeira etapa do Dream Tour 2023), Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro, Lucas Chumbo (campeão mundial de ondas gigantes), Cauã Costa (Campeão do Saquarema Surf Festival 2022), Sophia Medina (campeã do Saquarema Surf Festival 2021) e Isabelle Nalu.

Publicidade

No Longboard Pro, destaque para o bicampeão mundial Phil Rajzman, que competiu 25 anos na elite mundial. Entre outros atletas da modalidade estão Evelin Neves, Ayllar Cinti, Matias Maturano e Rodrigo de Souza.

Já no Pro Junior Sub-20, estão em jogo 1.000 pontos para os rankings e confirmados até o momento 68 atletas, muitos da nova e promissora geração do surfe nacional, entre eles, Cauã Costa (bicampeão do Saquarema Surf Festival e bicampeão sul-americano do Pro Junior), Ryan Kainalo (campeão Junior Pro no WQS Punta Rocas Pro 2023), Heitor Muller, Gabriel Klaussner, Laura Raupp e Tainá Hinckel (vice-campeã do Saquarema Surf Festival 2022).

Publicidade

A praia de Itaúna é considerada o "Maracanã do Surfe" e recebe, anualmente, eventos de peso que somam pontos para rankings mundiais e da América Latina.

- Receber pelo terceiro ano consecutivo o maior festival de surfe da América do Sul, é um privilégio, pois temos a oportunidade de levar o nome, a marca Saquarema para centenas de países. Junto, divulgamos nossa cultura, nossa gente, gastronomia e belas paisagens - afirmou a prefeita de Saquarema, Manoela Soares.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.