CBF anuncia Branco como novo coordenador de base da Seleção
Tetracampeão retorna a cargo que tinha ocupado de 2003 a 2007; Branco também acumula experiência como dirigente no Flu, onde encerrou a carreira
Lance|Do R7
Ele voltou: nesta terça-feira, a CBF anunciou Branco como novo coordenador de base da Seleção Brasileira.
Leia também
LANCELLOTTI: Na Champions, os sucessos do Borussia e do Barça, e o susto do Napoli no PSG
Di María marca no fim e salva PSG de derrota para o Napoli na França
A 'Lei do Ex' é fatal! Rafinha marca e Barcelona vence Inter de Milão
Porto triunfa fora de casa e afunda Lokomotiv na Liga dos Campeões
Trio de ataque brilha, Liverpool goleia e lidera grupo na Champions
O tetracampeão mundial em 1994 já tinha exercido a mesma função entre 2003 e 2007, quando conquistou diversos títulos - entre eles, o Mundial Sub-20 (2003), o Mundial Sub-17 (2003), o Sul-Americano Sub-15 (2005), o Sul-Americano Sub-17 (2005) e o Sul-Americano Sub-20 (2007).
Veja mais: Flamengo, Maracanã e Djokovic: O que rolou nesta quarta-feira
Branco trabalhará em conjunto com a coordenação do grupo principal da Canarinho. Como jogador, ele ficou marcado principalmente pelo histórico gol de falta contra a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo de 1994.
- Estou feliz em voltar, muito animado. Chego para fazer um trabalho alinhado com a Coordenação da Seleção Principal, acompanhando de perto as competições e jogadores da base e mantendo uma interlocução próxima com os clubes - comemorou.
Além da Seleção, o ex-lateral acumula passagens como dirigente no Fluminense, clube em que teve maior destaque na carreira. Nas Laranjeiras, Branco foi diretor executivo e participou da conquista da Copa do Brasil; ele também integrava a cúpula tricolor nos vices da Libertadores (2008) e Sul-Americana (2009). Ele também foi treinador de três equipes: Figueirense, Guarani e Sobradinho (DF).
- O Branco chega para cumprir dois conceitos cruciais da base: preparar com eficiência nossos jovens valores para integrar o time principal e conquistar os títulos que notabilizam o Brasil. Que ele traga sua experiência e seu estigma de vencedor – afirma Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF.
Veja mais: Tuchel critica postura do PSG: 'Temos que jogar os noventa minutos'
Pela Seleção Brasileira, Branco disputou 78 jogos e conquistou a Copa do Mundo de 1994 e a Copa América de 1989. O lateral acumula 50 vitórias, 16 empates e 12 derrotas, com dez gols marcados. O ex-jogador iniciou a carreira no Guarany de Bagé (RS) e passou por grandes clubes do Brasil, como Fluminense, Grêmio, Corinthians e Flamengo. Ele encerrou a carreira no tricolor carioca, onde sagrou-se campeão brasileiro em 1984. Branco ainda jogou por times da Itália, Portugal, Inglaterra e Estados Unidos.
Curta a página R7 Esportes no Facebook
Conheça os times de futebol que usam animais em seus escudos