Campeões! Ross Zwetsloot e Gabryel Aguilar vencem competição de skate street inédita no Rio
Red Bull Rio Conquest celebrou picos do esporte na cidade maravilhosa e desafiou dezenas de atletas
Lance|Do R7
Disputas acirradas e um show de manobras em uma pista de skate inédita sobre a areia da praia de Botafogo. Pela primeira vez no Brasil, o Red Bull Rio Conquest agitou as arquibancadas com mais de 1000 pessoas que estiveram presencialmente em um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Rio de Janeiro, neste sábado (27) e domingo (28). Atletas olímpicos nacionais e internacionais, além de promessas do esporte, fizeram suas melhores tricks em obstáculos que faziam menção a icônicos picos de skate da cidade. Nas categorias masculina e feminina, os grandes campeões foram Gabryel Aguilar e Roos Zwetsloot (HOL).
Com formato competitivo exclusivo, cujas disputas foram 1x1, ou seja, dois skatistas participavam de jam sessions ao mesmo tempo e o júri especializado definia quem avançava, as mulheres foram as primeiras a dar o brilho na pista. Diante de grandes atletas, como Leticia Bufoni e Aldana Bertran (ARG), a olímpica Roos Zwetsloot (HOL) venceu Gabi Mazetto e se sagrou campeã.
+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90
- Foi incrível estar aqui e vencer a competição. Estava bem empolgada ao ver a pista, esse cenário e pela energia da torcida. Havia grandes nomes e competir contra elas, como Bufoni e Mazetto, deixa a conquista ainda mais importante - disse a holandesa.
Na categoria masculina, os skatistas também agitaram as arquibancadas com belas manobras. A lineup de peso tinha o português Gustavo Ribeiro, vice-líder do ranking mundial, e as grandes promessas Lucas Rabelo, João Alves e Eduardo Neves. Melhor para Gabryel Aguilar, que venceu até com o truck do skate quebrado nos segundos finais da decisão diante de Giovanni Vianna e marcou história.
- A sensação é inexplicável. Eu só sei que estou feliz e grato. É sempre muito bom estar de volta ao Rio para competir. No início da decisão, eu consegui dar as minhas manobras e garantir a vitória. Deu certo - disse o skatista.
+ Marcelo Gallardo ganha estátua de bronze nos arredores do Monumental de Núñez
Bufoni na pista, picos homenageados e best trick premiada
Com o final de semana repleto de adrenalina, as disputas visando à grande final começaram no sábado (27). Todos os atletas foram à pista para mostrar as suas habilidades, em especial, Leticia Bufoni, que, de modo excepcional, voltou a sentir o frio na barriga em competições. A atleta, aliás, chegou até as semifinais da competição.
Os oito melhores de cada categoria avançaram para a final. Diante de arquibancada cheia, vista privilegiada ao Pão de Açúcar e presenças de famosos, como os big riders Pedro Scooby e Lucas Chumbo, o skimboarder campeão mundial Lucas Fink e o ator João Guilherme, os competidores foram julgados por Anthony Claravall, Karen Feitosa, Larissa Carollo, Roberto Valadão e Rogério Mancha. As manobras rolaram em obstáculos que fizem referência à Borda Gringão, ao Estádio Nilton Santos, ao Monumento Zumbi dos Palmares, ao Cornetas, ao Monumento do Barão do Rio Branco, à Praça Mauá, ao Corrimão da Linha Amarela e ao Big Four. O melhor de cada duelo, segundo os avaliadores, avançava, no formato 1x1. Lenda do esporte, Cezar Gordo foi o curador do evento.
O Red Bull Rio Conquest ainda trouxe um desafio extra aos participantes. No obstáculo que fazia alusão ao Monumento do Barão do Rio Branco, Yuri Facchini mandou a manobra mais estilosa ao longo da competição neste spot e recebeu uma premiação especial da marca Prada, parceira master do evento, que ainda marcou presença na pista e no evento com a sua Linea Rossa e vestindo o skatista e cantor L7nnon (BRA) e a competidora Aldana Bertran (ARG).