Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Brasileirão Rainbow Six inova com mudança de calendário e de formato

Com cenário competitivo consolidado, o campeonato brasileiro da modalidade Rainbow Six de esports ganha ‘nova casa’ e temporada anual; torneio começará no dia 30 de setembro

Lance

Lance|Do R7


Lance
Lance

Após o sucesso da temporada 2018, com as finais realizadas para milhares de torcedores na Game XP, o Brasileirão Rainbow Six (BR6) está de volta com uma excelente notícia para os fãs da modalidade de esporte eletrônico: o BR6 seguirá, a partir deste ano, temporadas anuais. O calendário mais longo segue os moldes europeus e levará ao público disputas presenciais do mais alto nível de setembro a julho do ano seguinte. Além disso, os grandes nomes do cenário nacional terão uma “nova casa”, a Live Arena, em São Paulo.

O torneio também terá mudanças no formato. Disputado em pontos corridos em turno e returno, serão 14 rodadas distribuídas em 28 semanas de disputa, com intervalos para torneios internacionais e janelas de transferência. Os jogos acontecerão sempre aos domingos, a partir do dia 30 de setembro, às 18h, e terão transmissão ao vivo pelo sportv.com e canais oficiais do Rainbow Six Esports Brasil na Twitch e no YouTube.

A temporada 2019 contará, novamente, com oito equipes: FaZe Clan, Team Liquid, Immortals, Ninjas in Pyjamas, Team One, paiN Gaming, BootKamp Gaming e a ReD DevilS, que subiu da Série B e estreia no torneio.

Immortals e Ninjas in Pyjamas também são estreantes no BR6. As duas organizações estrangeiras entram no Brasileirão em meio à expansão do cenário, com organizações internacionais ingressando cada vez mais no mercado brasileiro. FaZe Clan e Team Liquid, outros clubes tradicionais dos eSports, já disputaram a última edição. Outra novidade fica por contra da volta da tradicional paiN Gaming ao competitivo.

Publicidade

Na temporada 2018 do Brasileirão Rainbow Six, o título ficou com a FaZe Clan. A equipe derrotou a Black Dragons por 2 a 1 na final, realizada na Game XP, que contou com mais de 5 mil pessoas presentes, audiência de 1 milhão de espectadores online e transmissão nos canais SporTV. A line-up da FaZe Clan surge como uma das principais favoritas ao título, já que também conquistou a temporada de 2017.

- Estamos muito ansiosos com a estreia da nova temporada do Brasileirão Rainbow Six 2019! As finais da temporada 2018 foram um grande sucesso, atraindo milhares de pessoas presencialmente à Game XP, online em nossos canais oficiais e pela televisão, com nossa parceria com a SporTV. A Ubisoft segue trabalhando em parcerias e na ampliação da sua estrutura para seguir crescendo no cenário de esports mundial - afirma Bertrand Chaverot, diretor geral da Ubisoft para a América Latina.

Publicidade

Novo formato

O BR6 será dividido em duas fases. A primeira etapa será realizada em pontos corridos, com as oito equipes jogando entre si, em turno e returno. As quatro primeiras colocadas se garantem nos playoffs.

Publicidade

Outra mudança será no modo de disputa das partidas. Os jogos serão em “melhor de 2 mapas” (md2), acrescentando os empates à competição e ampliando a variedade de pontuação.

Os empates podem acontecer de duas formas: com cada time vencendo um mapa, ou com as equipes empatando em número de rounds nos dois mapas. As vitórias também podem acontecer de duas maneiras: um time conquistando dois mapas de vitória (2x0), ou um mapa de empate e outro de vitória (1x0).

Os pontos serão distribuídos da seguinte forma:

- Vitória por 2 a 0 = 3 pontos

- Vitória por 1 a 0 = 2 pontos

- Empate por 1 a 1 ou 0 a 0 = 1 ponto

- Derrotas, como sempre, não somam pontos.

Assim como na última temporada, as finais do BR6 serão disputadas em formato escalada. Os playoffs irão reunir os quatro melhores classificados da fase de pontos corridos - com partidas em melhor de 3 mapas (md3). O primeiro colocado da fase de pontos já garantirá sua vaga diretamente para a Grande Final, que será disputada em melhor de 5 mapas (md5) em um grande evento aberto ao público em julho de 2019.

Na parte de baixo da tabela, outra mudança. O último colocado da fase de pontos é rebaixado e o campeão da Série B conquista a vaga para a Série A. O sétimo, sexto e quinto colocados do Brasileirão disputam uma escalada invertida para decidir quem vai jogar a repescagem contra o vice-líder da Série B.

Abaixo a descrição de cada uma das oito equipes participantes do Brasileirão Rainbow Six 2019:

FaZe Clan: Campeã da última edição, a FaZe entra mais uma vez no Brasileirão Rainbow Six com status de favorita ao título. Para esta edição, a equipe apresenta uma novidade em sua line-up titular, com a entrada de João “Yoona” Gabriel, no lugar de Guilherme “gohaN” Alf, que agora é sexto player da equipe.

Ninjas in Pyjamas: Mesmo sendo sua primeira participação no torneio, a NiP chega com expectativa alta para o Brasileirão. Isso porque sua line-up é composta por jogadores experientes e acostumados a conquistar troféus, como Julio “Julio” Giacomelli.

paiN Gaming: Uma das organizações mais tradicionais do cenário de eSports brasileiro retorna ao Rainbow Six. A paiN Gaming volta a disputar o Brasileirão após um período ausente e chega com um time promissor. A contratação do talentoso Nino “NinexT” Pavolini, a credencia ainda mais a brigar pelas primeiras colocações.

Team oNe: O quarto lugar no Brasileirão 2018 mostrou o potencial da T1 no cenário nacional, tanto que a equipe permanece com a mesma formação titular para esta edição. A aposta é no entrosamento cada vez maior para lutar pela ponta da tabela de classificação.

Team Liquid: Outro clube de esports de destaque internacional participa novamente do Brasileirão. Nomes como Leo “ziG” Duarte e André “NESKWGA” Oliveira continuam na equipe campeã mundial da Rainbow Six Pro League, disputada em 2018, na cidade de Atlantic City. Mais uma forte concorrente ao título.

Immortals: Também estreante no Brasileirão, a Immortals chega motivada pelos bons resultados obtidos em competições que disputou com essa line-up. Destaque para Jaime “Cyb3r” Ramos, que já atuou por diferentes equipes em outras edições do torneio.

BootKamp Gaming: Em sua segunda participação no BR6, a BK apresenta novidades que prometem elevar o nível da equipe. As entradas de Luccas “Paluh” Molina e Thiago “bor” Borinelli têm tudo para fazer com que o time encare de igual para igual os favoritos ao título.

ReD DevilS: Campeã da Série B do Brasileirão, a organização conquistou o acesso à divisão de elite do Rainbow Six e quer mostrar sua força.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.