Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Brasileira garante o melhor feito do país no Mundial de ginástica rítmica

Barbara Domingos encerra individual geral na 31ª posição, em Baku. Antes, o resultado mais expressivo era o 33º lugar de Angélica Kvieczynski, no Mundial de Kiev, em 2013

Lance|

Lance
Lance Lance

A brasileira Barbara Domingos conseguiu nesta quinta-feira a melhor colocação de uma ginasta do país no individual geral na história dos Campeonatos Mundiais de ginástica rítmica, ao ficar na 31ª posição em Baku, no Azerbaijão. Até então, o melhor feito havia sido de Angélica Kvieczynski, que ficou em 33º em Kiev (UCR), em 2013.

Domingos e Natalia Gáudio participaram da prova das maças e finalizaram com idênticas notas 19,650.

Faltou pouco para que Barbara alcançasse uma inédita final. Com a soma de 57,200, ela terminou cinco posições acima da zona de classificação, levando-se em conta os critérios de limite de duas atletas por país na fase final. Natalia encerrou o Mundial na 44ª posição, com total de 53,750.

– Não sabia que poderia ter alcançado a melhor campanha. Olha só que privilégio. Com 19 anos, eu sei que ainda tenho muito a evoluir, mas o que já adquiri de bagagem, de experiência, foi muita coisa. Na Copa do Mundo de Kazan, por exemplo, pela primeira vez tirei uma nota 18 em uma competição internacional. E aqui no Mundial, tirei duas notas 19. Isso só comprova o quanto a ginástica rítmica do Brasil está evoluindo – afirmou Barbara, que agora foca no Pan-Americano de ginástica rítmica dos Estados Unidos, em maio de 2020, que definirá a última vaga individual das Américas para a Olimpíada de Tóquio.

Publicidade

Diferentemente de quarta-feira, quando estava arrasada pela falha na prova da fita, que é seu melhor aparelho, Barbara não conteve a alegria com o desempenho nas maças e na competição de modo geral.

– Acho que dei a minha vida nesta última prova. Houve aquele erro na fita e fiquei um pouco abalada, o que é normal. Mas tinha que reagir, tinha que lembrar que ainda havia mais um aparelho e mostrei isso na quadra. Entrei com toda a minha força e foi uma pena que terminei a série sem música, senão a nota poderia ter ficado um pouco mais alta – afirmou Barbara.

Publicidade

Para Marcia Naves, treinadora de Barbara Domingos, a evolução de sua atleta nesta temporada foi muito grande.

– Tivemos duas notas 18 em Kazan e vamos sair daqui com dois 19. Isso significa muito para a gente. É resultado de trabalho, dedicação, empenho e investimento. A CBG está investindo, nos mandando para as Copas do Mundo Fez muita diferença ela ter participado destas competições antes do Mundial. Quanto mais competir, mais experiência adquire, mais madura ela fica. Isso faz com que ela vá melhorando. Além disso, aquela medalha de prata no Pan-Americano de Lima fez com que ela mudasse de patamar – explicou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.