Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Branco destaca vaga antecipada da Seleção Sub-17 na Copa do Mundo: 'Protagonismo'

Coordenador das categorias de base da CBF fala em consolidação do processo de desenvolvimento das novas gerações

Lance

Lance|Do R7


[embed id="64404189416eb92a88000021" author="Lance" dimensions="771x420" crop="" description="Lance" title="Lance" url="https://img.r7.com/images/lance-19042023163117658" namespace="images" image_with_link="false" link_name_image="" target_image="" size_amp="" device_type=""]

A Seleção Sub-17 garantiu vaga para a Copa do Mundo FIFA 2023 com duas rodadas de antecedência no Hexagonal Final do Sul-Americano Conmebol. A classificação veio após empate com o Equador em 2 a 2, em Guayaquil, no Equador, na noite da última segunda-feira. Coordenador das categorias de base da Seleção Brasileira, o tetracampeão Branco elogiou a postura da equipe até o momento na competição. Para o dirigente, o time treinado por Phelipe Leal imprime a identidade do futebol brasileiro.

- Ainda temos dois jogos pela frente até o objetivo maior, que é o título do Sul-Americano. Mas estou muito satisfeito com o que vi até agora, com a vaga assegurada para a Copa. Assim como a Seleção Sub-20 em fevereiro, a Sub-17 também já se garantiu no Mundial. Isso atesta a consolidação do nosso trabalho para retomar o protagonismo nos torneios. Respeitando nossa essência, a nossa história, a capacidade individual dos nossos jogadores, o nosso DNA - avaliou.

+ James Rodríguez, Pato… Veja 20 jogadores sul-americanos sem clube

A classificação antecipada veio um ano após a conquista do tradicional Torneio de Montaigu, na França. Com o trio Endrick, Pedrinho e Luis Guilherme, o Brasil venceu a disputa após 38 anos, de forma invicta, batendo a Argentina na final e seleções tradicionais europeias. A competição marcou o início do trabalho de Leal à frente da categoria. Contratado para substituir Paulo Victor Gomes, o novo treinador chegou com a missão de colocar o Brasil na Copa do Mundo e defender o título de 2019.


- O Sul-Americano é um torneio muito difícil. Na última edição, em 2019, o Brasil não passou para a segunda fase. Mas disputou o mundial por ser o país sede. De lá para cá, já são cinco anos ajustando processos internos e abrindo o leque de observação dos atletas. Esse grupo do Phelipe Leal nasceu campeão, fez boas etapas de preparação, e não conta, hoje, com atletas talentosos que pularam etapas. Ainda assim, é uma seleção muito forte e equilibrada. Isso mostra a força do nosso trabalho. Estou otimista. Agora é buscar o título do Sul-Americano como fizemos no Sub-20 - concluiu.

A categoria sub-17 do Brasil é a atual campeã do mundo. A Seleção Brasileira, ao lado da Nigéria, é a maior vencedora, com quatro títulos. Branco foi o coordenador nas conquistas de 2003 e 2019. A Copa do Mundo FIFA Sub-17 acontece em setembro, com país-sede a ser definido.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.