Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Benzema vai quebrar “maldição”? Bola de Ouro vigente nunca venceu a Copa do Mundo

Lance|

Criada em 1956 pela revista francesa 'France Football', a Bola de Ouro é a principal premiação individual do mundo do futebol. Entretanto, uma espécie de 'maldição' ronda aqueles que faturam o prêmio antes da Copa do Mundo: nunca um jogador que chegou ao mundial como melhor do mundo venceu o torneio com sua seleção. A seguir, relembramos a trajetória de todos os craques premiados em ano de Copa, desde a criação da honraria. Será que Benzema quebra a 'maldição' no Catar?
Criada em 1956 pela revista francesa 'France Football', a Bola de Ouro é a principal premiação individual do mundo do futebol. Entretanto, uma espécie de 'maldição' ronda aqueles que faturam o prêmio antes da Copa do Mundo: nunca um jogador que chegou ... Criada em 1956 pela revista francesa 'France Football', a Bola de Ouro é a principal premiação individual do mundo do futebol. Entretanto, uma espécie de 'maldição' ronda aqueles que faturam o prêmio antes da Copa do Mundo: nunca um jogador que chegou ao mundial como melhor do mundo venceu o torneio com sua seleção. A seguir, relembramos a trajetória de todos os craques premiados em ano de Copa, desde a criação da honraria. Será que Benzema quebra a 'maldição' no Catar?
1958 - Bola de Ouro: Alfredo Di Stefano (Espanha) / Apesar de argentino, o atacante defendia a seleção espanhola nas eliminatórias para a Copa de 1958, na Suécia. Entretanto, a seleção europeia nem chegou a se classificar para o mundial e o melhor jogador do mundo na época nem teve a chance de ser campeão.
1958 - Bola de Ouro: Alfredo Di Stefano (Espanha) / Apesar de argentino, o atacante defendia a seleção espanhola nas eliminatórias para a Copa de 1958, na Suécia. Entretanto, a seleção europeia nem chegou a se classificar para o mundial e o melhor joga... 1958 - Bola de Ouro: Alfredo Di Stefano (Espanha) / Apesar de argentino, o atacante defendia a seleção espanhola nas eliminatórias para a Copa de 1958, na Suécia. Entretanto, a seleção europeia nem chegou a se classificar para o mundial e o melhor jogador do mundo na época nem teve a chance de ser campeão.
1958 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (1º título)
1958 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (1º título) 1958 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (1º título)
1966 - Bola de Ouro: Eusebio (Portugal) / Mesmo não vencendo o mundial, o craque português conseguiu conduzir sua seleção à melhor campanha em toda a sua história, o 3º lugar na Copa de 66, a primeira de Portugal. Eusebio ainda marcou nove gols, foi artilheiro do torneio e comandou a vitória portuguesa em cima do Brasil, bicampeões do mundo até então.
1966 - Bola de Ouro: Eusebio (Portugal) / Mesmo não vencendo o mundial, o craque português conseguiu conduzir sua seleção à melhor campanha em toda a sua história, o 3º lugar na Copa de 66, a primeira de Portugal. Eusebio ainda marcou nove gols, foi ar... 1966 - Bola de Ouro: Eusebio (Portugal) / Mesmo não vencendo o mundial, o craque português conseguiu conduzir sua seleção à melhor campanha em toda a sua história, o 3º lugar na Copa de 66, a primeira de Portugal. Eusebio ainda marcou nove gols, foi artilheiro do torneio e comandou a vitória portuguesa em cima do Brasil, bicampeões do mundo até então.
1966 - Campeão da Copa do Mundo: Inglaterra (1º título)
1966 - Campeão da Copa do Mundo: Inglaterra (1º título) 1966 - Campeão da Copa do Mundo: Inglaterra (1º título)
1970 - Bola de Ouro: Gianni Rivera (Itália) / O craque italiano disputava posição com Mazzola na Copa do México. O comandante da Azzurra, Feruccio Valcareggi, fazia um rodízio: cada jogador participava de um tempo. Geralmente, Mazzola iniciava os jogos e Rivera jogava a segunda etapa. Dessa forma, a Itália chegou à final do mundial, mas não foram páreo para uma das maiores seleções de todos os tempos: 4x1 para o Brasil, fora o baile.
1970 - Bola de Ouro: Gianni Rivera (Itália) / O craque italiano disputava posição com Mazzola na Copa do México. O comandante da Azzurra, Feruccio Valcareggi, fazia um rodízio: cada jogador participava de um tempo. Geralmente, Mazzola iniciava os jogos... 1970 - Bola de Ouro: Gianni Rivera (Itália) / O craque italiano disputava posição com Mazzola na Copa do México. O comandante da Azzurra, Feruccio Valcareggi, fazia um rodízio: cada jogador participava de um tempo. Geralmente, Mazzola iniciava os jogos e Rivera jogava a segunda etapa. Dessa forma, a Itália chegou à final do mundial, mas não foram páreo para uma das maiores seleções de todos os tempos: 4x1 para o Brasil, fora o baile.
1970 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (3º título)
1970 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (3º título) 1970 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (3º título)
1974 - Bola de Ouro: Johan Cruyff (Holanda) / O eterno camisa 14 chocou o mundo ao lado de seus companheiros no torneio de 74. Com muita movimentação, trocas de posição e pressão constante na bola, a 'Laranja Mecânica' não era apenas um 'tico-tico no fubá', como definiu Zagallo durante a Copa. Mesmo assim, toda essa inovação não foi suficiente para vencer a tradição dos donos da casa na final. A Alemanha faturava ali o seu segundo título mundial.
1974 - Bola de Ouro: Johan Cruyff (Holanda) / O eterno camisa 14 chocou o mundo ao lado de seus companheiros no torneio de 74. Com muita movimentação, trocas de posição e pressão constante na bola, a 'Laranja Mecânica' não era apenas um 'tico-tico no f... 1974 - Bola de Ouro: Johan Cruyff (Holanda) / O eterno camisa 14 chocou o mundo ao lado de seus companheiros no torneio de 74. Com muita movimentação, trocas de posição e pressão constante na bola, a 'Laranja Mecânica' não era apenas um 'tico-tico no fubá', como definiu Zagallo durante a Copa. Mesmo assim, toda essa inovação não foi suficiente para vencer a tradição dos donos da casa na final. A Alemanha faturava ali o seu segundo título mundial.
1974 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (2º título)
1974 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (2º título) 1974 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (2º título)
1978 - Bola de Ouro: Allan Simonsen (Dinamarca) / O atacante viveu grande momento entre os anos de 1977 e 1979, com boas campanhas europeias pelo Borussia Mönchengladbach (Alemanha). Entretanto, o dinamarquês nem chegou a disputar o mundial da Argentina, já que seu país não se classificou nas eliminatórias europeias.
1978 - Bola de Ouro: Allan Simonsen (Dinamarca) / O atacante viveu grande momento entre os anos de 1977 e 1979, com boas campanhas europeias pelo Borussia Mönchengladbach (Alemanha). Entretanto, o dinamarquês nem chegou a disputar o mundial da Argentin... 1978 - Bola de Ouro: Allan Simonsen (Dinamarca) / O atacante viveu grande momento entre os anos de 1977 e 1979, com boas campanhas europeias pelo Borussia Mönchengladbach (Alemanha). Entretanto, o dinamarquês nem chegou a disputar o mundial da Argentina, já que seu país não se classificou nas eliminatórias europeias.
1978 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (1º título)
1978 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (1º título) 1978 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (1º título)
1982 - Bola de Ouro: Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha) / Com uma lesão na perna esquerda, o atacante não conseguiu mostrar toda a sua qualidade em campo, mas ainda terminou o mundial como terceiro maior artilheiro (5 gols) e vice campeão. Na semifinal, contra a França, foi o destaque de um dos jogos mais malucos da história das Copas, a classificação nos pênaltis após buscar um empate em 3x3 na prorrogação.
1982 - Bola de Ouro: Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha) / Com uma lesão na perna esquerda, o atacante não conseguiu mostrar toda a sua qualidade em campo, mas ainda terminou o mundial como terceiro maior artilheiro (5 gols) e vice campeão. Na semifinal, ... 1982 - Bola de Ouro: Karl-Heinz Rummenigge (Alemanha) / Com uma lesão na perna esquerda, o atacante não conseguiu mostrar toda a sua qualidade em campo, mas ainda terminou o mundial como terceiro maior artilheiro (5 gols) e vice campeão. Na semifinal, contra a França, foi o destaque de um dos jogos mais malucos da história das Copas, a classificação nos pênaltis após buscar um empate em 3x3 na prorrogação.
1982 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (3º título)
1982 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (3º título) 1982 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (3º título)
1986 - Bola de Ouro: Michel Platini (França) / O primeiro craque francês na linhagem de 'carrascos' da seleção brasileira, Platini foi o autor do gol de empate que permitiu a disputa de pênaltis nas quartas de final do torneio. Na semifinal, uma derrota para a Alemanha impediu o sonho do primeiro mundial francês, ficando com o 3º lugar como consolação.
1986 - Bola de Ouro: Michel Platini (França) / O primeiro craque francês na linhagem de 'carrascos' da seleção brasileira, Platini foi o autor do gol de empate que permitiu a disputa de pênaltis nas quartas de final do torneio. Na semifinal, uma derrot... 1986 - Bola de Ouro: Michel Platini (França) / O primeiro craque francês na linhagem de 'carrascos' da seleção brasileira, Platini foi o autor do gol de empate que permitiu a disputa de pênaltis nas quartas de final do torneio. Na semifinal, uma derrota para a Alemanha impediu o sonho do primeiro mundial francês, ficando com o 3º lugar como consolação.
1986 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (2º título)
1986 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (2º título) 1986 - Campeão da Copa do Mundo: Argentina (2º título)
1990 - Bola de Ouro: Marco Van Basten (Holanda) / A Holanda tinha grandes chances de terminar o mundial de 90 com seu primeiro título, mas vaidades e traições impediram a realização do sonho. Com um treinador desaprovado pelo grupo e briga de egos, o timaço, que contava com Gullit, Rijkaard e Ronald Koeman, além de Van Basten, fez uma péssima campanha na primeira fase, se classificou ao mata-mata como terceiro do grupo e acabou eliminado para a Alemanha ainda nas oitavas de final, decepcionando todo o mundo.
1990 - Bola de Ouro: Marco Van Basten (Holanda) / A Holanda tinha grandes chances de terminar o mundial de 90 com seu primeiro título, mas vaidades e traições impediram a realização do sonho. Com um treinador desaprovado pelo grupo e briga de egos, o t... 1990 - Bola de Ouro: Marco Van Basten (Holanda) / A Holanda tinha grandes chances de terminar o mundial de 90 com seu primeiro título, mas vaidades e traições impediram a realização do sonho. Com um treinador desaprovado pelo grupo e briga de egos, o timaço, que contava com Gullit, Rijkaard e Ronald Koeman, além de Van Basten, fez uma péssima campanha na primeira fase, se classificou ao mata-mata como terceiro do grupo e acabou eliminado para a Alemanha ainda nas oitavas de final, decepcionando todo o mundo.
1990 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (3º título)
1990 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (3º título) 1990 - Campeão da Copa do Mundo: Alemanha (3º título)
1994 - Bola de Ouro: Roberto Baggio (Itália) / Poucas vezes a 'maldição' do Bola de Ouro foi tão cruel com um jogador como foi com Baggio. Além de ter perdido o título mundial para o Brasil, o craque foi responsável por perder o pênalti decisivo, isolando a bola de forma inexplicável.
1994 - Bola de Ouro: Roberto Baggio (Itália) / Poucas vezes a 'maldição' do Bola de Ouro foi tão cruel com um jogador como foi com Baggio. Além de ter perdido o título mundial para o Brasil, o craque foi responsável por perder o pênalti decisivo, isola... 1994 - Bola de Ouro: Roberto Baggio (Itália) / Poucas vezes a 'maldição' do Bola de Ouro foi tão cruel com um jogador como foi com Baggio. Além de ter perdido o título mundial para o Brasil, o craque foi responsável por perder o pênalti decisivo, isolando a bola de forma inexplicável.
1998 - Bola de Ouro: Ronaldo / Além de derrotado para a França na final, Ronaldo foi pivô de uma das histórias mais nebulosas da história da seleção brasileira na Copa de 98: a convulsão no hotel. Vendo o melhor jogador do mundo passar mal, o clima de apreensão tomou conta do time de Zagallo e o resultado foi uma pesada derrota por 3x0 na final.
1998 - Bola de Ouro: Ronaldo / Além de derrotado para a França na final, Ronaldo foi pivô de uma das histórias mais nebulosas da história da seleção brasileira na Copa de 98: a convulsão no hotel. Vendo o melhor jogador do mundo passar mal, o clima de ... 1998 - Bola de Ouro: Ronaldo / Além de derrotado para a França na final, Ronaldo foi pivô de uma das histórias mais nebulosas da história da seleção brasileira na Copa de 98: a convulsão no hotel. Vendo o melhor jogador do mundo passar mal, o clima de apreensão tomou conta do time de Zagallo e o resultado foi uma pesada derrota por 3x0 na final.
1998 - Campeão da Copa do Mundo: França (1º título)
1998 - Campeão da Copa do Mundo: França (1º título) 1998 - Campeão da Copa do Mundo: França (1º título)
2002 - Bola de Ouro: Michael Owen (Inglaterra) / Cotada como uma das favoritas a vencer o mundial da Ásia, a Inglaterra protagonizou um dos grandes jogos daquele torneio: as quartas de final contra o Brasil, com o inesquecível golaço de Ronaldinho Gaúcho. Owen marcou nessa partida um de seus dois gols naquele mundial. Esse duelo de gigantes poderia ter acontecido apenas na fase semifinal, caso a Inglaterra não tivesse se classificado em segundo lugar no seu grupo.
2002 - Bola de Ouro: Michael Owen (Inglaterra) / Cotada como uma das favoritas a vencer o mundial da Ásia, a Inglaterra protagonizou um dos grandes jogos daquele torneio: as quartas de final contra o Brasil, com o inesquecível golaço de Ronaldinho Gaúc... 2002 - Bola de Ouro: Michael Owen (Inglaterra) / Cotada como uma das favoritas a vencer o mundial da Ásia, a Inglaterra protagonizou um dos grandes jogos daquele torneio: as quartas de final contra o Brasil, com o inesquecível golaço de Ronaldinho Gaúcho. Owen marcou nessa partida um de seus dois gols naquele mundial. Esse duelo de gigantes poderia ter acontecido apenas na fase semifinal, caso a Inglaterra não tivesse se classificado em segundo lugar no seu grupo.
2002 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (5º título)
2002 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (5º título) 2002 - Campeão da Copa do Mundo: Brasil (5º título)
2006 - Bola de Ouro: Ronaldinho Gaúcho / O Bruxo, que encantava o mundo com seus dribles e jogadas plásticas, tinha acabado de levar o Barcelona ao título da Liga dos Campeões. Na Copa, Ronaldinho era o principal jogador do conhecido 'quadrado mágico' de Parreira, composto também por Ronaldo, Kaká e Adriano. Mas a desorganização dentro e fora do campo foram determinantes para a eliminação precoce da seleção que nunca deixou de ser promessa. Zidane foi gigante e classificou a França, mais uma vez nas quartas de final.
2006 - Bola de Ouro: Ronaldinho Gaúcho / O Bruxo, que encantava o mundo com seus dribles e jogadas plásticas, tinha acabado de levar o Barcelona ao título da Liga dos Campeões. Na Copa, Ronaldinho era o principal jogador do conhecido 'quadrado mágico' ... 2006 - Bola de Ouro: Ronaldinho Gaúcho / O Bruxo, que encantava o mundo com seus dribles e jogadas plásticas, tinha acabado de levar o Barcelona ao título da Liga dos Campeões. Na Copa, Ronaldinho era o principal jogador do conhecido 'quadrado mágico' de Parreira, composto também por Ronaldo, Kaká e Adriano. Mas a desorganização dentro e fora do campo foram determinantes para a eliminação precoce da seleção que nunca deixou de ser promessa. Zidane foi gigante e classificou a França, mais uma vez nas quartas de final.
2006 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (4º título)
2006 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (4º título) 2006 - Campeão da Copa do Mundo: Itália (4º título)
2010 - Bola de Ouro: Lionel Messi (Argentina) / Comandado por Maradona, muito se esperava do jovem argentino, que vivia seu auge cm a camisa do Barcelona. Mas uma seleção desorganizada, que quase não se classificou para o mundial e que se destacava apenas pelo carisma de seu treinador, não poderia ir muito longe no torneio. A Argentina foi goleada pela Alemanha por 4x0 nas quartas de final. Messi passou em branco mais uma vez na Copa do Mundo.
2010 - Bola de Ouro: Lionel Messi (Argentina) / Comandado por Maradona, muito se esperava do jovem argentino, que vivia seu auge cm a camisa do Barcelona. Mas uma seleção desorganizada, que quase não se classificou para o mundial e que se destacava ape... 2010 - Bola de Ouro: Lionel Messi (Argentina) / Comandado por Maradona, muito se esperava do jovem argentino, que vivia seu auge cm a camisa do Barcelona. Mas uma seleção desorganizada, que quase não se classificou para o mundial e que se destacava apenas pelo carisma de seu treinador, não poderia ir muito longe no torneio. A Argentina foi goleada pela Alemanha por 4x0 nas quartas de final. Messi passou em branco mais uma vez na Copa do Mundo.
2010 - Campeão da Copa do Mundo: Espanha (1º título)
2010 - Campeão da Copa do Mundo: Espanha (1º título) 2010 - Campeão da Copa do Mundo: Espanha (1º título)
2014 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Craque da campanha do Real Madrid na décima conquista europeia, Cristiano Ronaldo não encontrava a mesma qualidade do clube nos companheiros de sua seleção. Em um grupo com Gana, Estados Unidos e Alemanha, a seleção de Paulo Bento foi eliminada com apenas 4 pontos e com 7 gols tomados, perdendo a vaga no mata-mata para os Estados Unidos. CR7 disputou toda a competição lesionado e só marcou um golzinho no mundial.
2014 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Craque da campanha do Real Madrid na décima conquista europeia, Cristiano Ronaldo não encontrava a mesma qualidade do clube nos companheiros de sua seleção. Em um grupo com Gana, Estados Unidos e Alemanha, a sel... 2014 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Craque da campanha do Real Madrid na décima conquista europeia, Cristiano Ronaldo não encontrava a mesma qualidade do clube nos companheiros de sua seleção. Em um grupo com Gana, Estados Unidos e Alemanha, a seleção de Paulo Bento foi eliminada com apenas 4 pontos e com 7 gols tomados, perdendo a vaga no mata-mata para os Estados Unidos. CR7 disputou toda a competição lesionado e só marcou um golzinho no mundial.
2014 - Copa do Mundo: Alemanha (4º título)
2014 - Copa do Mundo: Alemanha (4º título) 2014 - Copa do Mundo: Alemanha (4º título)
2018 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Pela segunda vez consecutiva, o craque foi à Copa como melhor jogador do mundo, mas desperdiçou nova chance de quebrar a 'maldição'. Dessa vez, pelo menos, o português passou da primeira fase, sendo eliminado nas oitavas de final para o Uruguai. Cristiano ainda saiu do mundial como protagonista de um dos grandes jogos da competição: o empate em 3x3 com a Espanha, na fase de grupos, quando marcou os três gols de Portugal.
2018 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Pela segunda vez consecutiva, o craque foi à Copa como melhor jogador do mundo, mas desperdiçou nova chance de quebrar a 'maldição'. Dessa vez, pelo menos, o português passou da primeira fase, sendo eliminado na... 2018 - Bola de Ouro: Cristiano Ronaldo / Pela segunda vez consecutiva, o craque foi à Copa como melhor jogador do mundo, mas desperdiçou nova chance de quebrar a 'maldição'. Dessa vez, pelo menos, o português passou da primeira fase, sendo eliminado nas oitavas de final para o Uruguai. Cristiano ainda saiu do mundial como protagonista de um dos grandes jogos da competição: o empate em 3x3 com a Espanha, na fase de grupos, quando marcou os três gols de Portugal.
2018 - Copa do Mundo: França (2º título)
2018 - Copa do Mundo: França (2º título) 2018 - Copa do Mundo: França (2º título)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.