Atlético x Vasco tem Lei do Ex como grande atração na estreia do Brasileirão
Paulinho e Jair possuem história no Cruz-Maltino e Galo. Hoje estarão em lados opostos e enfrentarão os ex-clubes pela primeira vez...
Lance|Do R7
Quando a bola rolar às 21h deste sábado, no Mineirão, para Atlético-MG x Vasco, as atenções estarão voltadas para dois jogadores, que enfrentarão seus ex-clubes pela primeira vez. São os casos de Paulinho, cria do Cruz-Maltino e hoje no Galo, e Jair, que fez uma carreira vitoriosa na equipe mineira.
O atacante de 22 anos subiu para os profissionais do Vasco em 2017 e se confirmou como uma grande promessa justamente em uma partida contra o Atlético-MG, no Independência, a primeira como titular. Paulinho marcou dois gols, o segundo um golaço de fora da área, e garantiu a vitória vascaína por 2 a 1.
+ Atlético-MG x Vasco: onde assistir, escalações e desfalques do jogo pelo Brasileirão
Paulinho, na época com 17 anos, seguiu no time e ajudou o Vasco a terminar o Campeonato Brasileiro na sétima posição, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores. No ano seguinte, foi vendido ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 18,5 milhões de euros (R$ 76,7 milhões na cotação da época), maior venda da história do clube, que tentou repatriá-lo nesta temporada, mas sem sucesso devido aos valores.
O Vasco teve retorno financeiro com Paulinho, mas não foi campeão com o jogador. Já o volante Jair busca no Cruz-Maltino os títulos que conquistou quando defendeu o Atlético-MG. Pelo Galo, o jogador fez história ao ser titular da campanha vitoriosa de 2021 que terminou com a Tríplice Coroa (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil). Jair também conquistou mais dois estaduais e uma Supercopa do Brasil.
Jair chegou ao Atlético-MG em 2019 e disputou ao todo 171 partidas, 139 como titular, marcou 13 gols e conquistou seis títulos. Foi contratado pelo Vasco neste ano, por 2,9 milhões de dólares (R$ 15 milhões na cotação da época) e se tornou uma das grandes esperanças do torcedor vascaíno para o Brasileirão. Afinal de contas, é o único do elenco cruz-maltino a ter conquistado a competição.