Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Artilheiro do Palmeiras em clássicos no século, Veiga pode voltar para encerrar jejum em 2023

Meia se recuperou de lesão muscular e tem chance de começar como titular neste sábado, diante do Corinthians, no Allianz Parque

Lance|

Lance
Lance Lance

O Palmeiras entra em campo neste sábado, no Allianz Parque, às 18h30, para receber o Corinthians. O Dérbi pelo Brasileirão deve promover o retorno de um dos maiores pilares deste elenco do Verdão: Raphael Veiga, que está fora há 20 dias. A importância do meia é tão grande, que ele é o maior artilheiro do clube em clássicos no século XXI. Acontece que em 2023 ele ainda não balançou a rede de um rival. Será essa a oportunidade de o camisa 23 quebrar esse pequeno jejum?

> Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

A última vez que Veiga atuou pelo Alviverde foi na partida de volta da final do Paulistão, na goleada por 4 a 0 sobre o Água Santa, que definiu o título estadual. De lá para cá ele precisou tratar uma lesão na coxa direita junto ao Núcleo de Saúde e Performance. Nesta semana, porém, ele iniciou a transição física e logo foi integrado aos treinos com o elenco. Dessa forma, ele fica à disposição de Abel Ferreira para o Dérbi. A dúvida é se ele iniciará o jogo ou esperará no banco de reservas.

+ Todos os jogos do Brasileirão você encontra no Prime Video. Assine já e acompanhe o seu time do coração!

Publicidade

Em qualquer uma das alternativas, Veiga agregará em campo seu poder de decisão nesse tipo de partida. Atuando com a camisa do Palmeiras, o meia marcou nada menos do que 13 gols diante dos rivais ao longo desses anos em que está no clube. Foram quatro contra o Corinthians, quatro contra o Santos e cinco contra o São Paulo. Atrás dele está Dudu, que tem 12 gols contra os rivais.

Acontece que em 2023 ele ainda não somou gols para esse seu recorde. Apesar de ser o vice-artilheiro do time no ano com cinco gols, nenhuma de suas vítimas foi um rival. Aliás, ele já acumula um jejum de dois meses sem balançar a rede de qualquer adversário (cinco jogos no período). A última vez foi diante da Ferroviária, em fevereiro, na vitória por 2 a 1, pela primeira fase do Paulistão.

Publicidade

> Palmeiras x Corinthians: onde assistir, prováveis escalações e desfalques

Se contarmos apenas o jejum de gols em clássicos, teremos de retornar para julho de 2022, contra o São Paulo, no Allianz Parque. Naquele dia, Veiga marcou um dos gols da vitória alviverde por 2 a 1, mas acabou perdendo dois pênaltis: um no tempo normal e um nas cobranças de pênalti para decidir a vaga para as quartas de final da Copa do Brasil, que acabou ficando com o Tricolor. De lá para cá são cinco duelos e nove meses passando em branco contra os rivais paulistas.

Publicidade
Raphael Veiga - Palmeiras x São Paulo
Raphael Veiga - Palmeiras x São Paulo Raphael Veiga - Palmeiras x São Paulo

Último gol de Veiga em clássicos foi diante do São Paulo (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Pode ser neste sábado, diante do Corinthians, a chance de Veiga quebrar esse pequeno jejum e colocar em prática seu histórico de gols em clássicos. Em Dérbis, Veiga é o vice-artilheiro alviverde neste século, com quatro gols, um a menos que o recordista Luiz Adriano (que está no Internacional), com cinco. Dudu e Rony, que seguem no clube, vêm a seguir com três bolas na rede. A última vez que o camisa 23 marcou contra o Timão foi em março de 2022, pelo Paulistão.

> Quem é melhor: Palmeiras ou Corinthians? Veja votação jogador por jogador

No retrospecto recente diante do rival, o Palmeiras perdeu apenas um dos últimos 12 Dérbis que disputou. Como mandante, a última derrota do Alviverde para o Corinthians foi em fevereiro 2019, ou seja, há mais de quatro anos. De lá para cá, apenas empates o vitórias jogando em casa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.