Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Arma do Botafogo, Marçal vem sendo o melhor cruzador do Brasileirão

Lateral teve participação decisiva na vitória botafoguense sobre o Avaí

Lance|

Lance
Lance Lance

Formado nas divisões de base do Grêmio, só agora, aos 33 anos de idade, Fernando Marçal disputa seu primeiro Campeonato Brasileiro. E não precisaram de muitos jogos para o lateral-esquerdo mostrar sua qualidade com a camisa do Botafogo. Em especial, num fundamento crucial para a sua posição: o cruzamento.

> GALERIA: ATUAÇÕES: Marçal, Jeffinho e Tiquinho se destacam na vitória do Botafogo na Ressacada

Foi assim que o jogador participou diretamente dos dois gols do Botafogo na vitória de virada sobre o Avaí, por 2 a 1, na Ressacada, nesta quinta-feira. Primeiro, cobrando falta na cabeça do zagueiro Cuesta, que empatou a partida. Pouco tempo depois, mais uma vez na bola parada, só que no escanteio, encontrou o argentino dentro da área. No rebote, porém, quem marcou foi Tiquinho Soares.

Marçal deixou o gramado como um dos principais destaques do jogo, acertando cinco dos nove cruzamentos que tentou. E essa não foi uma atuação atípica. O lateral é dono do maior aproveitamento entre os 50 jogadores que mais levantaram bolas para a área até agora.

Publicidade

Segundo dados do site Sofascore, o camisa 21 acertou 41,4% das 82 tentativas. O botafoguense é o único com mais de 40% de eficiência entre os atletas com mais de 15 cruzamentos corretos. O meia Igor Gomes, do São Paulo, é quem mais se aproxima do lateral, com 39,3% de acerto.

Contratado pelo Botafogo no meio desta temporada, Marçal fez quase toda a sua carreira profissional na Europa, se transferindo para Portugal em 2010, aos 21 anos de idade. Lá defendeu as camisas de Torrense, Nacional e Benfica. Na temporada 15/16 foi emprestado ao Gaziantpspor, da Turquia, indo depois para o Guingamp, da França.

Publicidade

Entre 2017 e 2020, o lateral defendeu o Lyon em 75 partidas, não marcando nenhum gol. Depois seguiu para o Wolverhampton, onde disputou as duas últimas edições da Premier League.

Pelo Botafogo, Marçal realizou apenas 11 jogos, mas já soma um gol e duas assistências no Brasileiro, além de boas atuações tanto na parte ofensiva quanto defensiva.

Publicidade

MELHORES CRUZADORES DO BRASILEIRÃO 2022

- % dos jogadores com pelo menos 15 levantamentos certos

1º - Marçal - Botafogo - 41,4%

2º - Igor Gomes - São Paulo - 39,3%

3ª - Patric - América-MG - 38,5%

4º - Mariano - Atlético-MG - 36,1%

5º - Jhon Arias - Fluminense - 35,8%

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.