Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Árbitro da final da Copa de 1986, Romualdo Arppi Filho morre aos 84 anos

Arppi Filho falece em Santos, em meio a tratamento renal. Como árbitro, ele também esteve em edições de Jogos Olímpicos e apitou finais...

Lance|

Lance
Lance Lance

Um dos árbitros mais importantes do futebol brasileiro deu seu último adeus. O ex-árbitro Romualdo Arppi Filho morreu neste domingo (5), aos 84 anos, em um hospital em Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com sua família, ele estava fazendo tratamento renal, mas não resistiu. Arppi Filho foi um dos raros integrantes da arbitragem brasileira a conseguir um grande feito: apitar uma final de Copa do Mundo. Coube a ele conduzir a decisão do Mundial de 1986, na qual a Argentina derrotou a Alemanha Ocidental por 3 a 2.

Naquela decisão, os argentinos venceram com gols de Brown, Valdano e Burruchaga. Os alemães marcaram com Rummenigge e Völler. Antes de Romualdo, em 1986, apenas Arnaldo Cezar Coelho havia conseguido o mesmo feito, na Copa de 1982. Arppi Filho participou de momentos marcantes do futebol brasileiro.

Nascido em Santos em 7 de janeiro de 1939, Romualdo Arppi Filho começou a conciliar a carreira no apito aos 15 anos, na várzea, conciliando com o trabalho como office-boy de um escritório de exportação de café.

Sobrinho do jogador Otacílio, que atuava na Portuguesa Santista, ele chegou a almejar uma trajetória nos gramados. Porém, como sempre ficava no banco de reservas, passou a buscar a carreira como árbitro na Liga de Futebol Amador de Santos. Rapidamente, passou a apitar jogos na Federação Paulista de Futebol.

Publicidade

Posteriormente, foi ganhando espaço internacional e estreou no Torneio de Verão entre Boca Juniors e Nacional-URU. Alçado aos quadros da Fifa, se notabilizou como especialista em aplicar a "Lei da Vantagem".

No entanto, passou por apuros em 1967. Ao ser afastado da Federação Paulista, Romualdo decidiu abandonar a arbitragem por anos. Ao retornar em 1971, sua readaptação exigiu muito, a ponto de ser agredido pelo técnico João Avelino durante a partida entre Ponte Preta e Portuguesa.

Publicidade

Pouco a pouco, recuperou a confiança e passou a ser visto como um dos melhores árbitros do Brasil (e inclusive fez parte dos quadros da Fifa). Mesmo assim, um grupo de detratores o chamava de "Rei dos Empates", por "amarrar" o jogo em alguns momentos.

Em meio às opiniões de todos os tipos, Arppi Filho foi ganhando destaque em momentos decisivos. Coube a ele apitar as decisões do Brasileirão em 1984 e 1985, além da final do Mundial Interclubes de 1984, na qual o Independiente bateu o Liverpool por 1 a 0.

Publicidade

Como árbitro, ainda esteve nos Jogos Olímpicos da Cidade do México (1968), Moscou (1980) e Los Angeles (1984). Além da decisão da Copa do Mundo, apitou outros dois jogos do Mundial: o empate em 1 a 1 entre França e União Soviética e a vitória por 2 a 0 do México sobre a Bulgária.

Após pendurar o apito, ele trabalhou no ramo imobiliário. Romualdo Arppi Filho deixa três filhos e três netos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.