Lance Aos 15 anos, Dan Sabino conquista o STU National em Floripa

Aos 15 anos, Dan Sabino conquista o STU National em Floripa

Nomes como Pedro Barros e Augusto Aiko estavam presentes na competição

Lance
Lance

Lance

Lance

Dan Sabino, de apenas 15 anos, venceu o STU National, que foi realizado no Skate Park do Abraão, em Florianópolis, Santa Catarina, neste domingo (4). O paulista é considerado uma promessa das próximas gerações e foi o mais novo dentre os finalistas do evento.

A temporada 2023 já tinha terminado de forma promissora para Dan Sabino, com o terceiro lugar da última etapa, no Recife, seu único pódio até então numa etapa de STU National. No novo formato de disputa da competição, a final passou a ter apenas seis skatistas, e não mais oito, afunilando o número de concorrentes e aumentando o sarrafo rumo à conquista.

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Ao lado de Dan, o gigante Pedro Barros, medalhista olímpico, Augusto Akio, hoje segundo do ranking mundial na corrida rumo a Paris-2024, Luiz Francisco, outro representante do Brasil nos Jogos de Tóquio, o experiente Murilo Peres e o jovem promissor Kalani Konig.

— Uma final de gigantes, né?! Vou ser sincero que vim aqui dar o meu máximo, claro, mas não esperava essa vitória. É a realização de um sonho de criança, meu primeiro título no STU. E disputei com skatistas que, além de amigos, são meus ídolos, como o Pedro Barros. Loucura! Estou feliz demais. O público de Floripa é irado. A torcida maior era para Pedro e Kalani, que são daqui, mas o carinho que recebi foi sensacional. Nem sei o que dizer. É um dia especial. Treinei muito para essa etapa e estou feliz que deu tudo certo. Quero aproveitar para agradecer ao meu pai, a toda minha família e a Deus — disse o jovem.

Dan atualmente, ocupa a 72ª posição do ranking mundial. Mesmo que seja difícil ou quase improvável que consiga uma vaga, já que ainda faltam três torneios da modalidade Park que valem pontuação na corrida olímpica, em Dubai, na Hungria e na China, o jovem se diz confiante e que vai lutar. Segundo o paulista, espera continuar traçando pelo mundo o que realizou na capital catarinense.

Sobre o feito neste domingo, o brasileiro revelou que sempre tenta garantir uma boa nota nessas primeiras voltas.

— É sempre bom tentar garantir uma nota alta nas primeiras voltas, para tirar um pouco do nervosismo que vem com a gente. Depois que acertei uma grande volta, pude arriscar uma manobra mais difícil na sequência, sempre buscando elevar o nível para surpreender. E foi o que aconteceu. Ainda consegui aumentar a nota na terceira volta, que acabaria me concedendo o título — finalizou.

Nas duas sessões de 20 minutos da final, valendo a melhor nota, Sabino tirou 75,00 na primeira, 84,00 na segunda e 85,00 na terceira. Nas outras três vezes que entrou na pista, não conseguiu aumentar, mas nenhum outro conseguiu superá-lo.

RESULTADO FINAL — PARK MASCULINO

1º — Dan Sabino — 85,00

2º — Pedro Barros — 82,55

3º — Augusto Akio — 82,40

4º — Kalani Konig — 82,30

5º — Luiz Francisco — 82,17

6º — Murilo Peres — 73,33

Últimas