Vanderlei Luxemburgo comemora 68 anos neste domingo, dia 10 de maio. O técnico está em sua quinta passagem pelo Palmeiras e o L! relembra aqui nove momentos de alegria e um de tristeza do “pofexô” no comando da equipe. Veja!
A primeira passagem de Luxemburgo no Palmeiras aconteceu entre 1993 e 1995. Foi lá onde ganhou seu primeiro título de expressão, o Campeonato Paulista de 1993.
O título não veio de qualquer maneira: um sonoro 4 a 0 em cima do maior rival, Corinthians, interrompendo um jejum de 16 anos sem conquistar o estadual.
Ainda em 93, Luxa levou o Verdão a outros dois títulos. O primeiro deles foi o torneio Rio-São Paulo, vencido também em cima do Corinthians, pelos placares de 2 a 0 e 0 a 0.
O terceiro título de 93 foi o Campeonato Brasileiro. Ainda no sistema de mata-mata, o Palmeiras derrotou o Vitória na final, em duas partidas (1 a 0 e 2 a 0).
No ano seguinte, Luxemburgo repetiu o feito, levantando mais uma vez o caneco do Campeonato Paulista. Naquela ocasião, o adversário foi o São Paulo.
Além do Paulistão, o Palmeiras também levou o caneco do Brasileiro de 94. Mais uma vez, venceu o Corinthians na final, ao aplicar os placares de 3 a 1 e 1 a 1.
Após passagens por Flamengo e Paraná, retornou no ano de 1996 e ficou até 97, tendo conquistado o estadual mais uma vez em 96.
Em 2008, Luxa retorna ao Palmeiras após um longo período. Na ocasião, conquistou mais um título do Campeonato Paulista, que não era vencido desde 96.
O ano de 2002 foi o único no qual Vanderlei Luxemburgo não ganhou um título pelo Palmeiras. Na ocasião, era sua quarta passagem e ele foi para o Cruzeiro após uma rodada do Brasileiro. Naquele ano, o alviverde seria rebaixado pela primeira vez em sua história e, talvez, seja um dos únicos pontos que a torcida palmeirense ainda se lembre com mágoa.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.