Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANÁLISE: Palmeiras reafirma ser um time histórico e faz do Grêmio a sua vítima da vez

Verdão tem atuação de gala no Allianz Parque e dá a seu torcedor uma oportunidade de desfrutar de algo épico

Lance|

O torcedor do Palmeiras é um privilegiado por viver em uma era tão gloriosa como essa de seu time. Quem esteve no Allianz Parque na última quarta-feira, pôde ver uma das atuações mais espetaculares de uma equipe palmeirense nos últimos tempos. Não é exagero colocar a goleada por 4 a 1 sobre o Grêmio nesse patamar histórico. Foi um "amasso", um atropelamento, uma diferença abissal entre os adversários. Tal partida reafirma o caráter histórico que esse time de Abel Ferreira atingiu. É preciso desfrutar desse momento surreal, ele não acontece sempre.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Se pegarmos apenas o primeiro tempo contra o Tricolor gaúcho, seria justo um placar de quatro ou cinco gols de diferença a favor do Verdão. A equipe jogou e dominou para isso, mas não concretizou as chances criadas em bolas na rede. Esse ponto, aliás, é algo a ser observado. Apesar de todo o espetáculo dado pelo Palmeiras, a quantidade de gols perdidos é exagerada e perigosa. Tanto é que o Grêmio, que não conseguia passar do meio-campo, acertou um chute e empatou a partida. E se fosse um adversário mais forte? Qual seria a consequência?

Certamente essas perguntas bateram no vestiário palmeirense durante o intervalo. Com uma atuação desse nível, não poderia sair de campo com algo que não fosse uma vitória. Ou melhor: uma goleada. E foi o que aconteceu no segundo tempo. Mais e mais chances criadas, sem dar a menor condição de o Tricolor gaúcho competir. Repito: não conseguia COMPETIR. A diferença era tática, era técnica, era física, era psicológica, era qualquer outro tipo de fator que envolve um jogo de futebol. O Alviverde fez o que quis e como quis. Mesmo assim, 4 a 1 foi muito pouco.

Publicidade

Talvez tenha sido a melhor atuação do Palmeiras em 2023 e olha que o time já fez muita coisa neste ano, hein? Campeão da Supercopa de forma épica em cima do Flamengo, depois campeão paulista com uma virada impressionante em cima do Água Santa, além de vitórias consistentes em clássicos e apenas duas derrotas na temporada. É exatamente por isso que o torcedor palmeirense precisa agradecer cada situação passada com esse atual elenco. Se há uma dificuldade de descobrir qual foi a melhor atuação do ano, é por terem sido muitas de alto nível nesse período.

+ ATUAÇÕES: Veiga e Mayke são decisivos em vitória do Palmeiras diante do Grêmio

Publicidade

Mesmo que o Grêmio tenha vindo da segunda divisão, ainda assim é o Grêmio, um clássico nacional de dois gigantes. E o Palmeiras encarou seu adversário com uma superioridade que não é vista todos os dias. Entrou em campo e passou por cima do rival sem tomar muito conhecimento. Se o placar tivesse sido 10 a 1, não seria exagero, pois a diferença foi nesse nível e tem sido assim diante de outras equipes. É claro que o futebol é imprevisível e tudo pode acontecer, mas no nível que o Verdão está, não há margem para comparação com qualquer outro clube atualmente.

A verdade é que o torcedor do Palmeiras e o admirador de futebol em geral estão vendo um time histórico. São números, são títulos, são atuações de gala... Os feitos são tantos que dificilmente um palmeirense já viveu uma fase tão gloriosa quanto esta. Talvez os privilegiados que acompanharam as Academias dos anos 60 e dos anos 70, ou ainda a dos anos 90, tenham um sentimento parecido. No entanto, em uma era em que tem ficado cada vez mais difícil prosperar no futebol daqui, esse Verdão de Abel Ferreira faz algo que não tem precedentes. Seja qual for o adversário, seja qual for o campeonato, o Alviverde não toma conhecimento. Que outra torcida pode ter essa tranquilidade hoje?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.