Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANÁLISE: Palmeiras fecha o turno do Brasileirão devendo, mas na melhor posição possível

Vitória sobre o Cruzeiro no último minuto deixou o Verdão na vice-liderança ao final das 19 primeiras rodadas

Lance|

Lance
Lance Lance

Com gol de Flaco López no último minuto da partida, o Palmeiras venceu o Cruzeiro por 1 a 0, na segunda-feira (14), e foi para a vice-liderança do Brasileirão. Embora a equipe tenha ficado devendo nesse primeiro turno, ela terminou na posição que foi possível diante de uma campanha muito fora da curva do Botafogo. A vitória sobre a Raposa no Allianz Parque foi um resumo palmeirense dessas primeiras 19 rodadas do campeonato.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

O Verdão começou o Brasileirão-2023 como o grande favorito a ocupar a primeira posição na tabela, especialmente pelos títulos conquistados neste ano e por ser uma equipe que dificilmente perde. No entanto, alguns empates acabaram afastando o time de Abel Ferreira do topo, ao mesmo tempo em que o Fogão disparava na liderança. Ainda assim, no término da 10ª rodada, apenas dois pontos separavam líder e vice-líder.

No entanto, veio a Data Fifa e na volta dela o Alviverde desandou. Perdeu duas partidas seguidas, sendo um delas em casa para o Botafogo, e acabou ficando, ao todo, cinco rodadas sem vencer. A derrota para o primeiro colocado em um confronto direto e a sequência de resultados ruins, acabaram afastando de vez o Verdão da liderança.

Publicidade

Mesmo com essa sequência, ficou a sensação de que o time poderia oferecer mais do que ofereceu nesse primeiro turno. É verdade que há uma recuperação em vista, mas em todas essas cinco partidas em que fico sem vencer, o Alviverde tinha plenas condições de sair com os três pontos. Em cada uma é possível lembrar uma chance clara de gol que não foi concretizada. E o Brasileirão não perdoa esses desaforos.

+ Abel Ferreira dedica vitória para a torcida do Palmeiras e vê ataque sem inspiração: ‘Faltou açúcar’

Publicidade

Podemos fazer uma comparação justamente com o jogo contra o Cruzeiro. O Palmeiras tem mais time, teve mais volume de jogo, teve amplas chances de vencer ainda no primeiro tempo, mas não aproveitou a oportunidade. Enquanto isso, o adversário encontrava brechas e quase abriu o placar. Ainda que não tem feito uma apresentação inspirada, a equipe "achou" o gol no fim para contabilizar os três pontos.

Ou seja, mesmo com um primeiro turno abaixo das expectativas, com oscilações, tropeços e resultados ruins, o Palmeiras conseguiu fechar as primeiras 19 rodadas na segunda colocação na tabela. É importante destacar que o Grêmio tem um jogo a menos e pode tomar essa vice-liderança, mas nesta "fotografia" da classificação o Verdão é o segundo. Diante das adversidades e com um líder fora do normal, ser vice-líder parecer ser o melhor lugar possível.

Publicidade

+ VÍDEO: Gol e melhores momentos de Palmeiras x Cruzeiro

Terminar o turno na segunda colocação é um gol do Flaco López aos 50 minutos de jogo. Não foi a atuação perfeita, oportunidades foram desperdiçadas, mas no fim o importante foi ter balançado a rede e somado os três pontos. Ainda há um turno inteiro pela frente e as chances de título são remotas, mas a missão de Abel Ferreira e seus comandados é buscar a melhor colocação possível, que é a vice-liderança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.