Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ANÁLISE: Palmeiras confirma consistência e abre frente para os principais favoritos no Brasileirão

Verdão tem vitória convincente de quem vai brigar pelo bicampeonato brasileiro e cria vantagem sobre rivais

Lance|

No último domingo, o Palmeiras deu um grande passo para confirmar sua presença na briga pelo título do Brasileirão deste ano. A goleada por 5 a 0 sobre o Goiás é mais uma amostra de que se trata do time mais consistente do país, o que automaticamente o coloca entre os grandes favoritos em um campeonato de pontos corridos. Embora o adversário não tem sido daqueles que figuram entre os primeiros colocados, a vitória veio em uma rodada em que os principais rivais pela taça tropeçaram. Alguns, inclusive, ficaram bem para trás na classificação.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Há quem possa dizer que a expulsão de Lucas Halter, do Esmeraldino, ainda no primeiro tempo, facilitou o caminho para a goleada alviverde. No entanto, o time de Abel Ferreira já era muito superior aos donos da casa, mas muito mesmo. O problema, algo que tem sido recorrente, é a enorme quantidade de chances que se perde. São várias e várias tomadas de decisão erradas, que dificultam o roteiro das partidas. Depois do 1 a 0, era para o Verdão ter uma frente maior antes mesmo de ficar com um jogador a mais em campo.

Basta observar que mesmo após a vantagem numérica, o Goiás ainda conseguiu se aproveitar das oscilações palmeirenses durante o jogo e criou espaços para levar perigo, enquanto o ataque paulista seguia desperdiçando jogadas promissoras. Somente na segunda etapa, quando a equipe ficou mais assertiva, é que os gols começaram a sair e facilitar a condução do jogo. Dali em diante Sidimar marcou contra, depois Raphael Veiga ampliou, seguido por Endrick e finalizando com Dudu. O placar foi o resumo da superioridade em vários sentidos.

Publicidade

Obviamente é uma questão de gosto e opinião pessoal, mas hoje é difícil não colocar o Palmeiras como o melhor time do Brasil. Pode ser que alguns tenham melhores jogadores e outros joguem mais bonito, mas uma equipe tão completa e equilibrada quanto a de Abel Ferreira não há. Ela vai perder, como já perdeu duas vezes neste ano, ela vai mostrar defeitos, como mostra em todas as partidas, mas ela vai ser constante e consistente. E cá entre nós... Qual é a maior característica que um time precisa ter para levantar a taça do Brasileirão por pontos corridos?

+ ATUAÇÕES: Piquerez participa de três gols, e Dudu espanta seca em goleada do Palmeiras sobre o Goiás

Publicidade

Sim, a consistência. Embora não seja o líder da tabela neste momento, a invencibilidade e os resultados mostram que o Verdão dificilmente não estará entre aqueles que brigam pelo título. Basta olhar como estão os principais favoritos do campeonato. O Flamengo ocupa a 16ª posição, sete pontos atrás do Palmeiras. O Atlético-MG é o 15º, seis pontos atrás do Alviverde. Já o Fluminense, que está mais próximo na tabela, é o sexto, três pontos atrás do Palestra. Os três tropeçaram na rodada, sendo que dois primeiros citados perderam e o terceiro empatou.

Neste momento, quem desponta como concorrente do Palmeiras ao título é o Botafogo, com 100% de aproveitamento em quatro jogos, e o Fortaleza, que se vencer o Corinthians nesta segunda-feira iguala o Alviverde em pontos na classificação. Duas equipes que, teoricamente, não estão entre os favoritos elencados antes do início do campeonato, mas se mantiverem o que vêm fazendo, certamente estarão na briga. Ainda é cedo para definir qualquer cenário de favoritismo, mas parece ser quase impossível não colocar o Verdão no topo dessa lista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.