Além de Zico: lembre outros ídolos rivais que foram 'Vasco por um dia'

Júnior e Zizinho, também do Flamengo, Garrincha, do Botafogo, Telê Santana, do Fluminense e até Pelé, do Santos, já vestiram, por breve período, a camisa cruz-maltina

Lance

Lance

Lance

A camisa do Vasco já foi vestida por craques de diferentes gerações. Mas também por ídolos de rivais, mesmo que por um curto período. O LANCE! lembra seis nomes importantes do futebol brasileiro que passaram brevemente pelo clube de São Januário.

Vascaínos por um dia - Zico

Vascaínos por um dia - Zico

Lance

Zico aproveitou uma folga no Japão para jogar (Foto: Divulgação)

No dia 25 de março de 1993, o maior ídolo do Flamengo vestiu a camisa do Vasco. Por amizade. Os laços criados com Roberto Dinamite fizeram que, por ocasião da aposentadoria do mais emblemático cruz-maltino, o Galinho tivesse voado do Japão para o Brasil para a despedida do meia-atacante.

Vascaínos por um dia - Júnior

Vascaínos por um dia - Júnior

Lance

Júnior participava de um amistoso beneficente (Foto: Reprodução)

Em janeiro de 1992, outro ídolo rubro-negro vestiu a camisa vascaína. Júnior, multicampeão como lateral e volante, apareceu com a cruz de malta num amistoso beneficente, no Maracanã. Na ocasião, um combinado de jogadores de Flamengo e Vasco duelaram com um combinado de Corinthians e Palmeiras. Em cada etapa, uma camisa.

Vascaínos por um dia - Garrincha

Vascaínos por um dia - Garrincha

Lance

Garrincha já não estava no auge em 1967 (Foto: Divulgação)

Em julho de 1967, Garrincha havia sido contratado pelo Vasco por empréstimo junto ao Corinthians. Num amistoso contra a Seleção de Cordeiro (RJ), antes da Taça Guanabara, ele até fez um gol, mas agravou uma contusão pré-existente. Terminou ali o período no Cruz-Maltino do ponta-direita eternizado no Botafogo.

Vascaínos por um dia - Pelé

Vascaínos por um dia - Pelé

Lance

Pelé participou de três partidas pelo Vasco (Foto: Acervo/Vasco)

Em 1957, o ainda menino Pelé foi um dos oito jogadores do Santos na equipe combinada com o Vasco que disputaria o Torneio do Morumbi - a delegação principal do Cruz-Maltino estava em excursão na Europa. Entre o Rio de Janeiro e São Paulo, aquele que se tornaria o Rei disputou não um, mas três jogos pelo time de São Januário. Marcou cinco gols.

Vascaínos por um dia - Telê Santana

Vascaínos por um dia - Telê Santana

Lance

Telê Santana já tinha se aposentado, mas voltou (Foto: Reprodução)

Quando se aposentou dos gramados, o então jogador Telê Santana, extremamente identificado com o Fluminense, virou comentarista de rádio, treinador, mas voltou a ser atleta durante um breve período em 1969. Atuou no Vasco.

Vascaínos por um dia - Zizinho

Vascaínos por um dia - Zizinho

Lance

Zizinho fez história com a camisa do Flamengo (Foto: Reprodução)

Dono de longa carreira como jogador do Flamengo, Zizinho disputou, em dezembro de 1955, dois amistosos pelo Vasco - contra os argentinos do Racing e do Independiente. Ele esteve, àquela altura, emprestado pelo Bangu.