Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Abel faz alerta sobre saúde mental ao falar dos efeitos da Data Fifa no Palmeiras

Além do treinador, Raphael Veiga reforçou importância da pausa para o elenco do Verdão

Lance|

Lance
Lance Lance

No primeiro jogo após a Data Fifa, o Palmeiras derrotou o Goiás por 1 a 0, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro. Em entrevista coletiva depois da partida desta sexta-feira (15), o técnico Abel Ferreira fez um alerta sobre saúde mental ao falar sobre os efeitos do período da Data Fifa no Verdão, destacando a importância da pausa para a recuperação não só física, mas também psicológica, dos jogadores.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

- Nós vínhamos de dois meses com jogos atrás de jogos, é extenuante para todos. Essas paradas são benéficas por muitos motivos, recuperar, dar ritmo para quem tem jogado menos. Só ontem pudemos contar com todos (os convocados), sendo que um chegou doente, portanto precisamos da máquina toda, é difícil para todos quando voltamos de uma parada - disse Abel Ferreira.

+ Já pensou em ser um gestor de futebol? Participe da nossa Masterclass com Felipe Ximenes e descubra oportunidades

Publicidade

- É verdade que a parte mental desligamos, mas é importante que isso aconteça também para evitar problemas psicológicos. Vocês não querem saber, mas os problemas psicológicos existem, para mim é como se fosse um jogador lesionado. É fundamental nesse períodos ajudarmos os jogadores a baixarem o nível de concentração e ter semanas limpas para recuperar.

+ Abel Ferreira comenta atitude de Breno Lopes após gol do Palmeiras: ‘Sou o primeiro a errar’

Publicidade

O meia Raphael Veiga afirmou que em alguns casos, os jogadores "mais se recuperam do que treinam", também valorizando o período de pausa da Data Fifa. O camisa 23 do Verdão, que serviu à Seleção Brasileira nas Eliminatórias, reiterou a importância do descanso tendo em vista o calendário apertado do futebol brasileiro e a consequente maratona de jogos em sequência.

- Acho que ter tempo para trabalhar em um calendário igual o nosso é muito importante, ter tempo para descansar é muito importante. A gente não é de ferro, a gente não é máquina, ficar em uma sequência de vários jogos realmente é muito doído. A gente viaja, joga, volta e não para, às vezes a gente mais recupera do que treina. Então acho que é importante sim, para a gente treinar, descansar, colocar as coisas no lugar, e no meu caso, que fui convocado, é muito importante porque é o nível mais alto para um jogador de futebol - disse Veiga na zona mista após a vitória contra o Goiás, no Allianz.

Publicidade

+ ATUAÇÕES: Breno Lopes volta a ser herói do Palmeiras em vitória no Brasileirão

Com a vitória, o Verdão seguiu na vice-liderança do Brasileirão com 44 pontos, diminuindo a vantagem para o líder Botafogo, que ainda joga nesta rodada, para sete pontos - o Glorioso enfrenta o Atlético-MG neste sábado (16), em Belo Horizonte. O Palmeiras volta a campo na quinta-feira (21), diante do Grêmio, em Porto Alegre, pela 24ª rodada do Brasileirão.

* JALILE ELIAS colaborou sob a supervisão de Alexandre Guariglia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.