Há cinco anos, Roberto Firmino era anunciado como novo atacante do Liverpool. Mas, tirando os gols com a camisa vermelha e o sucesso conquistado desde então, você sabe de onde ele veio? Por quanto foi contratado? E outras curiosidades sobre sua vida? Confira aqui nesta galeria algumas dessas informações!
Roberto Firmino, também conhecido como Bobby, nasceu em 2 de outubro de 1991, em Maceió, Alagoas. Seu primeiro clube foi o CRB, nas categorias de base.
Segundo Bobby revelou em uma entrevista, seus pais não gostavam muito que ele jogasse futebol e ele chegou a pular o muro de casa várias vezes para jogar.
Em 2006, Marcellus Portela, o dentista do clube, viu o craque atuando pela base e resolveu conversar com os pais: ele tinha talento. Então, passou a administrar a carreira do jogador.
Portela tentou arrumar testes para o garoto no sudeste e ele chegou a fazer peneira no São Paulo, mas foi muito mal avaliado, conforme o empresário disse em entrevista ao Globo Esporte. Então, conseguiu que ele fosse para o Figueirense, também na base.
A ascensão dele encontrou um obstáculo bastante inesperado. Convidado pelo Olympique Marseille para um período de testes na França, ele acabou barrado pela política de imigração da Espanha, já que o voo fez uma conexão em Barajas. Aos prantos, voltou para o Brasil e para o Figueirense.
Em 2009, quando tinha apenas 17 anos, foi um dos destaques da Copa São Paulo de Futebol Júnior pelo Figueira. No mesmo ano, passou a atuar com o elenco principal – em 2010, ajuda no acesso à Série A do Campeonato Brasileiro após o vice-campeonato na Série B.
Com o destaque alcançado, ele foi, enfim, para a Europa, para o Hoffenheim, da Alemanha, e deslanchou na temporada 2013/2014 – foi considerado o jogador revelação da Bundesliga após 16 gols marcados.
No ano seguinte, em 2015, ele assinou contrato com o Liverpool. O valor pago foi de 41 milhões de euros (na cotação atual seria R$ 240 milhões). Para se ter uma ideia, hoje, segundo o Transfermarkt, ele é avaliado em 72 milhões de euros (cerca de R$ 423 milhões).
Segundo uma reportagem da imprensa internacional, o nome de Roberto Firmino estava circulando pelo Liverpool desde que ele foi do CRB para o Figueirense.
Aqui vão os números nos Reds: em sua primeira temporada, foram 49 jogos, 11 gols marcados e dez assistências. Em 2016/2017, 41 partidas e 12 tentos, além de oito assistências. Na temporada seguinte, recebeu mais oportunidades e atuou em 54 partidas, balançou as redes em 27 oportunidades e deu 15 assistências.
Já em 2018/2019 foram 48 jogos e 16 gols marcados, com oito assistências, e, na atual temporada, 44 partidas, 11 tentos e 11 assistências.
Com o Liverpool, possui os seguintes títulos: Liga dos Campeões da temporada passada, além da Supercopa da UEFA e do Mundial de Clubes.
Firmino alcançou diversas marcas com a camisa dos Reds, como sexto maior artilheiro do Liverpool na Premier League (56 gols) e terceiro em competições europeias (16), entre inúmeros outros recordes e prêmios individuais.
Já na Seleção Brasileira, sua estreia aconteceu em novembro de 2014, pós-Copa do Mundo, quando convocado pelo técnico Dunga, em partida contra a Turquia. Na partida seguinte, contra a Áustria, fez seu primeiro gol com a amarelinha.
Últimas
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.