Jogador pede que 'judeus tenham dia sombrio' e passa a ser investigado na França
Youcef Atal, do Nice, compartilhou um vídeo com conteúdo antissemita e teve que se retratar; as autoridades se posicionaram de maneira contrária
Esportes|Do R7

O jogador argelino Youcef Atal passou a ser investigado pelo Conselho de Ética da Federação Francesa de Futebol após ter publicado um vídeo considerado antissemita nas redes sociais.
O lateral, que defende o Nice, da primeira divisão francesa, compartilhou um vídeo no Instagram em que um pregador palestino, chamado Mahmoud Hasanat, pede para que os judeus “tenham um dia sombrio” e que Deus “acompanhe a mão dos habitantes de Gaza que atiram pedras” contra as forças militares israelenses.
O prefeito de Nice, Christian Estrosi, chegou a pedir que o atleta não vestisse mais a camisa do clube da cidade até que ele pedisse desculpas.
Também contrário ao jogador, o presidente da federação de futebol do país se manifestou. “O pedido de violência expressado por Youcef Atal são contrários à ética e aos valores que o futebol defende incansavelmente”, disse em um trecho da nota.
O clube, no entanto, não se posicionou publicamente sobre o ocorrido. Nas redes sociais, o Nice restringiu o comentário de usuários nas últimas publicações.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 Esportes no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Após a repercussão negativa, o jogador apagou o vídeo e, neste domingo (15), publicou uma mensagem de retratação, desculpando-se pela publicação anterior.
"Estou ciente de que minha publicação afetou várias pessoas, o que não era minha intenção, e peço perdão", reagiu o lateral-direito no Instagram, acrescentando que quer "esclarecer seu ponto de vista sem nenhuma ambiguidade: condeno com firmeza qualquer forma de violência, onde quer que seja no mundo, e apoio todas as vítimas. Jamais apoiaria uma mensagem de ódio. A paz é um ideal no qual acredito firmemente", escreveu.
A polêmica está diretamente vinculada ao conflito entre Israel e o Hamas. Desde o último sábado (7), a guerra já deixou 4.070 mortos, sendo 2.670 palestinos e 1.400 israelenses.
Frases de Abel Ferreira confirmam má fase do Palmeiras; confira falas do português
Eliminado da Libertadores, três derrotas seguidas no Brasileirão, deixando o clube 11 pontos atrás do líder Botafogo, críticas contra a diretoria e decisões de Abel Ferreira contestadas. A fase do Palmeiras não é das melhores, levando-se em conta que o...
Eliminado da Libertadores, três derrotas seguidas no Brasileirão, deixando o clube 11 pontos atrás do líder Botafogo, críticas contra a diretoria e decisões de Abel Ferreira contestadas. A fase do Palmeiras não é das melhores, levando-se em conta que o Alviverde se acostumou a ter bons momentos nos últimos anos





![Defendeu-se das críticas pela pouca utilização de jogadores vindos da base:
"Acho que qualquer dia vou ser acusado por trabalho forçado de crianças, porque eles não são maiores de idade e serei acusado por colocar moleques para trabalhar sem idade. [...] Eu já disse isso: a equipe tem presente e futuro. O que o futebol não tem é, às vezes, paciência nesse processo de formação. Às vezes ganhamos e às vezes aprendemos", declarou o treinador após a derrota para o Red Bull Bragantino, na 25ª rodada](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/RFTJKMXPARLABAJ35T6Y5CJ2IA.jpg?auth=b65c6407cd8767e527f39ac0946d8b42810adcec32ad798cb4b2b5cbb659082b&width=800&height=450)
![Admitiu culpa em eliminação para o Boca Juniors, mas não perdeu a chance de alfinetar a imprensa:
"Estamos no Brasil... Quem não conhece a imprensa brasileira? A imprensa brasileira é conhecida em todo o mundo por isso. Quer que eu diga o quê? Que o responsável da derrota sou eu? Eu sou o máximo responsável pela derrota de hoje. [...] Entendo as perguntas sobre os garotos, esses 'se' que vocês perguntam, mas o futebol é assim. Vejo o futebol de um jeito, e é por isso que sou treinador e vocês, jornalistas", falou após queda para o clube argentino na semifinal da Libertadores, na semana passada](https://newr7-r7-prod.web.arc-cdn.net/resizer/v2/IZKA4AYCGFLAVBFMHIPINCVFJY.jpg?auth=ea5f2fc0e73710358862bec1ad0c1dbc16f135963148885d25824d05d9810428&width=800&height=450)

