Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Vasco é homenageado pelos 100 anos da Resposta Histórica

Cruz-Maltino lutou contra racismo em 1924, quando clubes cariocas eram contra negros no futebol. Suderj entregou placa ao Vasco nesta...

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram Foto: Reprodução/Instagram (Jogada 10)

O Vasco recebeu uma homenagem muito especial nesta segunda-feira. A Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) entregou a Pedrinho, presidente cruz-maltino, uma placa celebrando os 100 da Resposta Histórica.

O centenário do episódio será no dia 7 de abril, marcando um século de que o Vasco lutou contra o racismo no futebol carioca. Em 1924, afinal, os clubes da elite do Rio de Janeiro eram contra jogadores negros. O Cruz-Maltino, porém, não aceitou e lutou por seus atletas.

“Desde cedo a gente aprende aqui que o Vasco é um clube inclusivo, de todos. E isso é motivo de muito orgulho para nós vascaínos. Agradeço a homenagem da Suderj, uma entidade tão comprometida com o futuro do esporte”, disse Pedrinho.

Presidente da Suderj, Renato de Paula celebrou o papel do Vasco na luta contra o racismo. Segundo ele, contudo, ainda há um longo caminho pela frente.

Publicidade

“Não tem como dissociar o negro do protagonismo no futebol, no esporte como um todo. A começar por Pelé, o maior que já tivemos. Mas infelizmente ainda vemos casos de racismo nos gramados, principalmente na Europa. Isso mostra que existe um longo caminho a ser percorrido pela humanidade”, disse Renato.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.