Tunísia marca no último lance e garante vaga na próxima Copa do Mundo
Mesmo com atuação abaixo, tunisianos conseguiram suportar a pressão de Guiné e carimbaram a vaga para o Mundial de 2026
Jogada 10|Do R7

Mesmo em uma partida muito abaixo do normal, a Tunísia venceu a Guiné Equatorial, fora de casa, e se garantiu na Copa do Mundo de 2026. Aliás, o gol foi marcado no último lance do jogo por Romdhane, após uma falha grotesca da defesa adversária. Depois do apito final, os tunisianos fizeram grande festa para celebrar a vaga no próximo Mundial.
O jogo
Precisando do resultado para manter vivas as chances de classificação, Guiné foi mais objetiva no ataque. Aliás, a equipe criou duas grandes oportunidades. Primeiro em uma cobrança de falta perigosa de Eneme, que obrigou o goleiro Dahmen a fazer uma bela defesa no canto. Depois, em finalização de Nsue dentro da pequena área, mas que novamente exigiu intervenção decisiva do arqueiro. A bola ainda tocou no travessão antes da defesa afastar o perigo.
Na reta final do jogo, Guiné aumentou a pressão e chegou muito próximo de abrir o placar. Contudo, quem sairia com a vitória seria a Tunísia. Após lambança do zagueiro, Chaouat roubou a bola e ficou cara a cara com o goleiro. Entretanto, ele não foi fominha e apenas tocou para Romdhane apenas empurrar para o gol e colocar os tunisianos na próxima Copa do Mundo.
Assim, com o resultado, a Tunísia chegou aos 22 pontos e não pode mais ser alcançada pela Namíbia, segunda colocada do Grupo H, com 12 pontos. Isso porque restam apenas dois jogos para disputar na chave.
Bem-vinda ao seleto grupo, Tunísia
Aliás, com a classificação, a Tunísia se tornou o 19° país a se classificar para a próxima Copa do Mundo. Afinal, já estavam garantidas Canadá, Estados Unidos e México como países sedes. Além disso, Argentina, Brasil, Equador, Uruguai, Colômbia e Paraguai (América do Sul), Marrocos (África), Irã, Japão, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul e Austrália (Ásia) e Nova Zelândia (Oceania), também já ostentavam um lugar no próximo Mundial.
Contudo, esta lista pode aumentar ainda nesta segunda (8). Isso porque se a Argélia vencer Guiné e Uganda não vencer a lanterna Somália, os argelinos também garantem uma vaga na próxima Copa do Mundo.