Treinador da seleção do México é agredido em Honduras
Após a derrota, fora, por 2 a 0 para Honduras, pelas quartas da Liga das Nações, Javier Aguirre é atingido na cabeça
Jogada 10|Do R7
O México perdeu por 2 a 0 por Honduras, na madrugada deste sábado (16) pelo horário de Brasília, fora de casa, pela Liga das Nações da Concacaf. O jogo aconteceu no Estádio Francisco Morazán, em San Pedro Sula. Após a derrota de sua seleção, o treinador Javier Aguirre levou na cabeça uma lata arremessada pela torcida hondurenha. A agressão ocorreu quando o Aguirre se encaminhava até o banco de Honduras para cumprimentar o comandante da seleção local, Reinaldo Rueda (que já treinou o Flamengo). Sofreu profundo corte em sua cabeça.
Mesmo sangrando e sofrendo todo tipo de xingamento, Aguirre cumprimentou Rueda, apontou para a torcida em sinal de respeito, mas manteve a calma. Ele, inclusive, pediu para não ser atendido no gramado.
Outro mexicano que também recebeu agressões foi o atacante César Huerta. Após uma derrota do México para o Uruguai, o jogador havia declarado que preferia perder para a Celeste do que ganhar de Honduras. Essa declaração foi interpretada como uma ofensa pelos hondurenhos, que, durante o aquecimento, jogaram latas e garrafas em Huerta e o vaiaram sempre que o titular mexicano tocava na bola.
Aguirre compareceu na coletiva. Porém, minimizou a agressão.
“Não vale a pena ficar mencionando isso. Não sou de reclamar. Mas, sobre o jogo, foi uma vitória justa. Eles mereceram vencer.”
Federação do México faz reclamação à Concacaf
A Federação Mexicana de Futebol apresentou sua reclamação oficial à Concacaf. Pede que “qualquer forma de violência tem de ser rechaçada e que é preciso que todos, inclusive a imprensa crie um ambiente seguro para o futebol“.
Mas imprensa de Honduras diz que Aguirre esteve em confronto com os torcedores durante todo o jogo. O Diário Diez, o maior esportivo de Honduras comentou:
“As imagens também capturaram Javier Aguirre fazendo gestos provocativos aos torcedores hondurenhos antes do final da partida. Algo que poderia ter provocado a ira de muitos torcedores. Mas o infeliz acontecimento ocorrido no final da partida também não deve merecer aplausos”.
Honduras em vantagem
A vitória por 2 a 0, com gols de Palma no segundo tempo, valeu pela ida das quartas de final da Liga das Nações da Concacaf. O jogo de volta será nesta terça-feira, no Estádio Nemesio Diez, em Toluca. O México precisa vencer por dois gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis, ou por três para avançar diretamente. Mas Honduras, perdendo por até um gol, elimina os mexicanos.