Técnico na base, auxiliar de Tite: saiba quem é Cléber Xavier, o novo técnico do Santos
Escudeiro de Tite por 24 anos, treinador terá sua primeira chance como profissional após construir um currículo vitorioso
Jogada 10|Do R7

O Santos surpreendeu ao escolher Cléber Xavier como novo técnico para o restante da temporada. O profissional deixou a comissão técnica fixa de Tite em outubro do ano passado para se lançar no mercado de treinadores e agora terá, enfim, seu primeiro desafio. E ao seu lado, carrega uma vasta experiência, mesmo nunca tenha trabalhado como treinador principal de um clube.
Afinal, Cléber Xavier tem em seu currículo nada mais nada menos que duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022. Além disso, já trabalhou em grandes equipes do futebol nacional como Grêmio, Palmeiras, Corinthians e Flamengo, sendo o último mais recente. Assim, é difícil desassociar o trabalho do técnico com Tite, tanto nas conquistas quanto nos fracassos.
Além disso, ele trabalhou como treinador nas categorias de base do Internacional e do Grêmio. Ele também soma alguns títulos importantes como a Libertadores e o Mundial em 2012 e a Copa América em 2019.
Leia também
Com 37 anos de carreira no futebol, Cléber já havia dito no ano passado que estudava havia algum tempo a mudança de auxiliar para treinador. Tanto que, no Flamengo, deixou o filho de Tite, Matheus Bachi, assumir mais funções, já que projetava um trabalho solo.
A pausa de Tite para cuidar da saúde mental apareceu como uma grande oportunidade para Cléber iniciar o trabalho como treinador. Isso porque é a chance de continuar com as ideias e projetos que seu mentor sempre o auxiliou. No Santos, ele terá a primeira oportunidade solo.
Junto com ele, chega na Vila Belmiro justamente Matheus Bachi, filho de Tite, que agora será o auxiliar número 1. Já César Sampaio, que vinha trabalhando como interino, será parte da comissão técnica fixa do clube.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp