Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Saiba os pontos fortes e fracos do Palmeiras para encarar o Flamengo

O Palmeiras chega para o confronto diante do Flamengo em seu momento mais crítico do ano. Afinal, tem apenas uma vitória nas últimas...

Jogada 10|

"

O Palmeiras chega para o confronto diante do Flamengo em seu momento mais crítico do ano. Afinal, tem apenas uma vitória nas últimas cinco partidas, desvantagem na Copa do Brasil e tensão com a CBF e Comissão de Arbitragem. Na tabela do Brasileirão, o time busca diminuir a diferença para os primeiros colocados e, consequentemente, acabar com a série de três jogos sem triunfar no campeonato após derrotas para Bahia e Botafogo e empate com o Athletico-PR.

Jogada10
Jogada10 Jogada10

No meio disso tudo, o Verdão encara o seu principal concorrente por títulos no Brasil e na América do Sul nas últimas temporadas. Nem mesmo a conquista frente ao Rubro-Negro na Supercopa do Brasil em janeiro deste ano é garantia de um reencontro animador para os paulistas.

Contudo, não se pode descartar a força dos comandados de Abel Ferreira, que, neste sábado (8), têm amplas condições de mudar o cenário recentemente desfavorável. Afinal, o elenco conta com jogadores bastante qualificados, apesar dos pontos fracos. O Jogada10, portanto, analisa como chegam os alviverdes para a partida.

Publicidade

Palmeiras concretiza saídas de Bruno Tabata e Rafael Navarro

Para enfrentar o Flamengo, o técnico Abel Ferreira tem dúvidas. Isso porque Rony e Zé Rafael, embora tenham treinado com o restante do elenco na sexta-feira (7), retornam de lesão e não estão 100%. Assim, Endrick pode seguir no ataque para atuar ao lado de Artur e Dudu. No caso de Zé Rafael, a presença é ainda mais incerta, e Ríos ou Luan podem substituí-lo. Mas, além dos 11 iniciais, o Verdão conta com peças importantes entre os reservas.

Publicidade

Weverton

Pontos fortes – Goleiro de Seleção Brasileira com experiência na última Copa do Mundo. Faz ótimas ligações diretas para Rony e Dudu, naquela que é uma das principais jogada do time. Costuma mandar muito bem nas sáidas da meta.

Pontos fracos – Nesta temporada, não tem pego algumas bolas defensáveis. Seu tempo de reação já esteve melhor.

Publicidade

Mayke

Pontos fortes – Tem ótima qualidade nos passes e chega bem ao ataque, alternando entre cruzamentos e infiltrações na área. Além disso, custa a cansar.

Pontos fracos -Está sofrendo constantemente na marcação nas últimas partidas. Assim, tem levado maior desvantagem diante das investidas dos laterais pelo seu lado, o direito.

Gustavo Gómez

Pontos fortes – Líder nato, o capitão é um dos melhores zagueiros em atividade no Brasil. Tem técnica bastante apurada, assim como um jogo de muito combate, pelo alto e por baixo. Assim, iguala na disputa física com os atacantes rivais.

Pontos fracos – Apesar de sua técnica, vem pecando na velocidade. Desse modo, o defensor tem levado algumas bolas nas costas nos últimos jogos.

Murilo

Pontos fortes – Muito esperto nas sobras e ágil nas coberturas. Também tem uma boa jogada aérea, na defesa e no ataque.

Pontos fracos – Voltou recentemente de lesão e ainda precisa dosar um pouco mais sua força. Não tem sido tão eficiente nas disputas diretas. Além disso, o excesso de confiança o prejudica em algumas saídas de bola.

Piquerez

Pontos fortes – O lateral-esquerdo uruguaio é completo. No apoio, atua como um ala e esbanja qualidade, intercalando jogadas de linha de fundo e triangulações próximas à área. Também desempenha muito bem na retaguarda. Vive grande fase.

Pontos fracos – Embora seja contundente na marcação, às vezes erra passes no campo defensivo, o que é sempre arriscado.

Zé Rafael

Pontos fortes – Treinou na sexta-feira, mas ainda não está 100% em seu retorno de lesão e pode ser poupado contra o Fla. Mas o “Robocop” alviverde é homem de confiança de Abel e não estranharia se for para o jogo. Executa múltiplas funções defensivas, com ótimo posicionamento, e não deixa de aparecer na frente como elemento-supresa.

Pontos fracos – O excesso de confiança, às vezes, o atrapalha na transição, e alguns erros de passe ocorrem. Isso pode gerar contra-ataques perigosos.

Gabriel Menino

Pontos fortes – Em excelente fase na temporada, tem sido fundamental na construção, chegando, ainda, com qualidade na frente. Tem precisão nos passes e, de quebra, vive ano artilheiro, com gols decisivos. Defensivamente, tem bom preencimento de espaços e muita luta.

Pontos fracos – Costuma se irritar com alguma facilidade, o que pode comprometer o coletivo em caso de cartões.

Raphael Veiga

Pontos fortes – Principal homem de criação do Palmeiras, tem muita versatilidade bem como assertividade no último passe. Além disso, é especialista na bola parada, seja em cobranças de faltas ou escanteios. Também finaliza com muita qualidade de fora da área.

Pontos fracos – Apesar de suas habilidades, não tem sido decisivo nos últimos meses. Passou, inclusive, a desperdiçar pênaltis, algo incomum em sua carreira. Sua confiança está abalada. Corre à boca pequena que a Seleção não fez bem a ele.

Artur

Pontos fortes – Caiu como uma luva no ataque palmeirense. Faz de tudo um pouco. Além de auxiliar na recomposição, dá ótima opção para passes e suas investidas a partir dos flancos são sempre em direção ao gol. Ou seja, não é de firula.

Pontos fracos – Em razão de sua baixa estatura baixa, não consegue contribuir tanto no jogo aéreo. Às vezes, vacila em algumas tomadas de decisão.

Dudu

Pontos fortes – O Baixola é um dos jogadores mais virtuosos e vitoriosos atualmente do futebol brasileiro, Desfila qualidade com a bola, sendo um dos principais armadores da equipe. Dribles, arrancadas, passes e finalizações são suas grandes habilidades. Embora já não seja jovem, ainda por cima ajuda significativamente na recomposição.

Pontos fracos – Apesar da grande competência para finalizar, vive temporada de poucos gols.

Rony

Pontos fortes – O guerreiro alviverde costuma deixar tudo em campo. Além de auxiliar bastante na marcação, tem ótima velocidade pelos lados e, na superação, se tornou o centroavante titular nas últimas temporadas (a posição é o grande Calcanhar de Aquiles do Palmeiras desde 2021), mesmo com contratações. Normalmente Rony dá conta do recado, com boa desenvoltura na jogada aérea, e ainda costuma enfileirar golaços.

Pontos fracos – Embora extremamente útil, não é um jogador de técnica refinada, o que não o impediu de ser convocado para amistosos da Seleção Brasileira. Também perde muitos gols.

Reservas importantes do Palmeiras

Endrick

Pontos fortes – Arranque, velocidade, drible, finalização e técnica. Essas são as principais qualidades da joia alviverde, já vendida para o Real Madrid e que irá se transferir para a Europa quando fizer 18 anos.

Ponto fraco – Apresenta algumas dificuldades na marcação, bem como tomadas de decisão. O que, aliás, é normal em razão de sua pouca idade e processo natural de amadurecimento.

Breno Lopes

Pontos fortes – O 12º jogador da equipe, se considerarmos que Endrick sempre é a opção para o ataque quando algum titular está sem condições de jogo. Assim, Breno Lopes usa velocidade, o arranque e o um contra um para renovar o fôlego ofensivo do Verdão no segundo tempo das partidas. Também costuma surpreender na bola aérea, tanto que já fez gol do título em final de Libertadores.

Pontos fracos – Por outro lado, tem dificuldade em algumas tomadas de decisão quando tem a posse e também sem a bola, comprometendo algumas ações ofensivas do time.

Luan

Pontos fortes – O zagueiro tem ótimo passe, bom posicionamento e capacidade de lançamentos precisos na saída de bola. Ganhou confiança sob o comando de Abel Ferreira, passando, inclusive, a atuar muito bem como um primeiro volante na proteção à zaga.

Pontos fracos – Precisa melhorar o combate um a um na grande área. Além disso, tem uma certa fama de azarado em momentos decisivos. Por isso, carrega desconfiança da torcida.

Richard Ríos

Pontos fortes – Logo em sua chegada, o volante colombiano acumulou ótimas atuações e se tornou um dos xodós da torcida. Bom passe, visão de jogo e drible de futsal (de onde veio) são suas características. Assim, chega com boa qualidade no ataque.

Pontos fracos – Passou a oscilar em suas atuações, cometendo muitos erros de passe e de posicionamento. Além disso, aumentou sua quantidade de cartões, prejudicando, assim, a estratégia da equipe em alguns momentos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.