Logo R7.com
RecordPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
‌

Morre Tobias, goleiro com conquistas históricas no Corinthians

Jogador foi ídolo do Timão nos anos 1970, inclusive na famosa 'Invasão Corintiana', quando defendeu pênaltis no Maracanã

Jogada 10|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Foto: Divulgação Arquivo Corinthians

Uma das personalidades mais queridas e respeitadas do Corinthians morreu neste sábado (13/7). O ex-goleiro Tobias, de 75 anos, deixou marcas muito importantes na história do clube. Afinal, foi campeão paulista com o Timão no emblemático título de 1977.

Na ocasião, o time enfrentou a Ponte Preta e passava por um jejum de 23 anos sem a conquista do Estadual. Os corintianos conseguiram vencer por 1 a 0, garantindo a taça.

‌

Além disso, Tobias foi o herói na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1976, contra o Fluminense. O jogo foi no Maracanã, a casa do adversário, que tinha como craque ninguém menos que Rivellino. Milhares de torcedores paulistas se deslocaram para o Rio de Janeiro, num episódio que tornou-se famoso como a “Invasão Corintiana”.

Reveja abaixo a defesa de Tobias (Top3 da lista) no duelo histórico de 1976 com o Fluminense.

‌

O esforço e a despesa com a viagem valeram a pena. Afinal, o Corinthians empatou com o Fluminense e, na disputa por pênaltis, brilhou a estrela do goleirão. Assim, Tobias defendeu duas cobranças, carimbando o acesso do Timão para a final (que, entretanto, o Corinthians viria a perder).

‌

De acordo com o Corinthians, Tobias atuou em 125 jogos pelo clube. A última partida foi em maio de 1978.

Auge da carreira no Corinthians

‌

José Benedito Tobias nasceu em 13/5/1949 na cidade de Agudos, em São Paulo. E começou a jogar futebol no município paulista de Noroeste, em 1967. Desse modo,  jogou no Guarani entre 1968 e 1974, passando pelo Sport, por empréstimo, em 1971. Depois alcançou sucesso no Corinthians. E, após deixar o Timão, teve uma passagem pelo Athletico-PR antes de se aposentar.

No intervalo de um ano, é o segundo ídolo do time de 1977 que o Corinthians perde. Afinal, em 17/7/2023 morreu Palhinha, que jogou com Tobias na campanha daquele ano, que levou ao título do Estadual. Palhinha tinha 73 anos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

 

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.