Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Messi diz que Barcelona de Pep Guardiola ‘confundiu’ mundo do futebol

Argentino entende que sucesso do Barça se reflete até mesmo na formação de atletas

Jogada 10

Jogada 10|Do R7


Foto: Javier Soriano/AFP via Getty Images CHRISTOPHE SIMON/AFP via Getty Images

Não só de boas referências se define o período onde Pep Guardiola dirigiu o Barcelona e constituiu uma das equipes mais vitórias da história. E quem diz isso é justamente a maior referência técnica daquela geração: Lionel Messi.

Em entrevista para o jornalista Juan Pablo Varsky, Messi afirmou que o modo característico daquela equipe acabou por “confundir” outros treinadores e também torcedores de equipes diferentes do Barça. Isso porque, pelo encantamento gerado e precisão nos movimentos, a forma dominante de vencer não apenas virou objeto de desejo dos demais como também a ilusão de que era fácil reproduzir tal contexto.

Lionel também acrescentou que tal movimento acaba por tentar moldar os atletas desde a primeira idade. Algo que influencia, principalmente, o caráter de espontaneidade das crianças:

Publicidade

“O período do Guardiola confundiu um pouco (as pessoas). Todos queriam que seus times jogassem dessa forma. Você começa a dizer a crianças de seis ou sete anos que elas têm de jogar com dois toques, rápido. E acho que, nessa idade, tem que acontecer um pouco do que aconteceu comigo. Tampouco, tirar a espontaneidade de cada um.”

Juntos, Guardiola e Messi contabilizaram 219 partidas no Barcelona, entre 2008 e 2012, em meio a período onde empilharam conquistas nacionais, continentais além de quatro edições do Mundial de Clubes. Nesse ínterim, foram 159 vitórias, 43 empates e 17 derrotas. Ao todo, a equipe fez 578 gols e sofreu 165. Desses tentos, 211 são de autoria de Messi.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.