Maior organizada do Vasco volta após 12 anos de punição
Força Jovem do Vasco, fundada em 1970, iniciou pena após briga histórica na Arena Joinville, pelo Brasileirão de 2013
Jogada 10|Do R7

A vitória do Vasco sobre o Santos no último domingo (30) teve um sabor especial para a torcida cruz-maltina. Em especial, à principal organizada do clube: Força Jovem do Vasco. Afinal, a TO voltou a poder entrar em estádios de maneira uniformizada após 12 anos.
Assim, torcedores membros da FJV puderam adentrar São Januário utilizando vestimentas, bandeiras e adereços que remetessem à torcida. A punição se iniciou em 2013, na última rodada do Brasileirão, após briga histórica em Joinville.
Foi na Arena Joinville, em duelo pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro contra o Athletico. Na ocasião, o Vasco precisava ganhar para evitar o rebaixamento. Antes do intervalo, porém, a Polícia não conseguiu segurar a torcida do time mandante (na época, a Ligga Arena estava fechada para obras), que se envolveu num embate com torcedores do Vasco. Imagens impactantes de torcedores se agredindo rapidamente ganharam destaque na mídia. O jogo terminou em 5 a 1 para os paranaenses após mais de uma hora de paralisação.
A punição inicial foi de um ano para a Força Jovem, mas o Ministério Público voltaria a punir a torcida diversas outras vezes. Assim, a principal organizada do Vasco ficou 12 anos sem poder entrar em quaisquer eventos esportivos. O retorno foi contra o Santos, em São Januário, no último domingo.
Antes da bola rolar, membros da TO foram ao gramado hasteando bandeiras e fazendo uma espécie de apresentação durante o show de luzes, inaugurado no último domingo. Houve também a abertura do bandeirão da Força Jovem na arquibancada. O adereço tem o mascote da torcida, “Eddie”, no centro, além dos dizeres “Força Jovem”.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.