Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais
Publicidade

Justiça da Espanha pune racistas que insultaram Vini Jr em Valência

Vândalos receberam punições por preconceito racial contra atacante brasileiro no Mestalla em episódio do ano passado

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

FBL-ESP-LIGA-VALENCIA-REAL MADRID Foto: Aitor Alcalde/Getty Images (JOSE JORDAN/AFP via Getty Images)

Apesar da falta de apoio do governo espanhol em casos de racismo, Vini Jr teve uma vitória contra o preconceito racial, nesta segunda-feira (10/6). Isso porque, o Tribunal de Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão. Exatamente porque proferiram insultos racistas ao atacante brasileiro no ano passado.

Os ataques racistas a Vini Jr são recorrentes desde a chegada de Vini Jr na Espanha. Tal situações passaram a ter maior frequência quando o atacante brasileiro começou a ser destaque no Real Madrid. Torcedores de Atlético de Madrid, Barcelona e até jornalistas locais são alguns exemplos de episódios que houve comentários preconceituosos.

Além disso, os três infratores não poderão frequentar estádios de futebol no país por dois anos. A liga local, a La Liga, se manifestou sobre o resultado e comemorou a decisão judicial. Em comunicado, destacou que é a “a primeira condenação por insultos racistas em um estádio de futebol na Espanha”.

Publicidade

Vale relembrar que nesta ocasião, houve denúncia em conjunto de La Liga, Real Madrid. Assim como a Real Federação Espanhola de Futebol e o atleta. Algo inédito neste sentido. Na audiência, os acusados leram uma carta em que pediram desculpas ao atacante, os Merengues e a liga.

Publicidade

Aliás, o presidente de La Liga, Javier Tebas, também comemorou a definição.

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr. e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a LALIGA irá detectá-los, denunciá-los e lá haverá consequências criminais para eles”, detalhou o dirigente.

Publicidade

Episódio de racismo de torcedores do Valencia com Vini Jr

Os insultos racistas dos torcedores do Valencia contra Vini Jr ocorreram em 21 de maio do ano passado. Na oportunidade, o Real Madrid foi ao Mestalla para enfrentar o adversário. Houve interrupção do jogo por alguns minutos e o brasileiro identificou pelo menos um infrator. Os outros dois foram identificados por câmeras internas do estádio.

Antes dos atos de preconceito racial, o atacante dos Merengues tentava invadir a área do adversário. No entanto, Comert deu um carrinho e cometeu falta no camisa 7 dos Galácticos. Posteriormente, instaurou-se uma confusão no gramado e os insultos começaram a vir da arquibancada.

Assim, Vini Jr demonstrou irritação com o episódio e pediu ajuda do árbitro. Junto de Rudiger, Lucas Vázquez e Militão, ele foi em direção aos torcedores do Valencia. Em contrapartida, os atletas do time da casa tentavam contê-lo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook .

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.