Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Gabigol é absolvido de acusação de fraude do exame antidoping

TAS anula de forma definitiva suspensão do atacante do Cruzeiro; Jogador vinha atuando com efeito suspensivo desde 2024

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Atacante do Cruzeiro, Gabigol foi absolvido da acusação de fraude do exame antidoping. O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) deu provimento ao recurso do jogador contra a União Federal do Brasil e a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Assim, a suspensão imposta teve anulação de forma definitiva. Em votação unânime, o Tribunal anulou a punição, e não cabe mais recurso.

Gabigol recebeu uma punição em 2024 até abril deste ano. No entanto, o jogador poderia treinar e jogar, graças a um efeito suspensivo vigente até a data do julgamento do recurso.

Na decisão, o CAS admite que o comportamento do atacante não foi “totalmente colaborativo”, mas que o caso não pode ser tratado como adulteração, segundo o Código Mundial Antidopagem (WADC), e não atinge o limiar de uma violação.


“O Painel enfatizou que esse tipo de comportamento poderia ter constituído uma violação se os DCOs tivessem notificado o atleta de forma adequada, ou adotado uma postura mais firme, deixando claro que não tolerariam atrasos ou obstruções”, diz um trecho da nota divulgada pelo CAS.

Com a situação atual, Gabigol está liberado para treinar e jogar normalmente. O jogador deixou o Flamengo após não chegar a um acordo pela renovação e acertou com o Cruzeiro. Na temporada, soma nove gols e quatro assistências em 22 jogos disputados.


Entenda o caso de Gabigol

O jogador sofreu acusação de dificultar a realização do antidoping no CT do Flamengo, em uma abordagem surpresa. Gabigol fez o exame e testou negativo, mas o artigo prevê que a atitude relatada pelos oficiais de coleta se encaixa como “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo”.


O caso aconteceu no dia 8 de abril de 2023, no Ninho do Urubu. Gabigol respondeu pelo artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem e recebeu uma suspensão de dois anos, com validade até abril deste ano. Porém, o jogador conseguiu um efeito suspensivo, que estava vigente até o julgamento do recurso.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.