Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Ex-diretor explica decisão de Yamal pela Espanha: ‘Iam matá-lo no Marrocos’

Albert Luque conta que jovem, de 17 anos, que tem duas nacionalidades, sofreu pressão do governo para atuar na seleção marroquina

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

BERLIN, GERMANY - JULY 14: Spain player Lamine Yamal in action during the UEFA EURO 2024 final match between Spain and England at Olympiastadion on July 14, 2024 in Berlin, Germany. (Photo by Stu Forster/Getty Images)

O ex-diretor de futebol da seleção espanhola de futebol, Albert Luque, explicou no programa ‘El Larguero’, da Cadena SER, como foi o processo de convencimento para Lamine Yamal jogar pela La Roja e não pelo Marrocos. O ex-dirigente disse que a situação do pai do jovem de 17 anos era a mais complicados, pois queriam matá-lo no país africano.

“Este não é um caso fácil. O treinador da seleção marroquina veio especificamente para convencê-lo, e o governo marroquino também esteve envolvido em tentar persuadi-lo. Quando conversamos com ele, ele disse: ‘Quero ser campeão europeu; estou sob pressão de todos os lados, mas quero jogar pela Espanha.’ Isso foi antes da minha estreia,” afirmou Luque.

“O pai dele disse-me que, no Marrocos, iam matá-lo. Disse-me umas coisas que talvez seja melhor nem contar. Há certas coisas que ele me disse que é melhor deixar sem comentário. Sua mãe é a pessoa em quem Lamine mais confia. Ela me perguntou se eu queria que ele jogasse pela Espanha, e eu a enganei, dizendo que era porque eu estava preparado, e não devido à situação com Marrocos”, complementou.


Yamal nasceu em local delicado

Lamine Yamal foi criado em Rocafonda, bairro humilde da cidade de Mataró, a 30 km de Barcelona. Apesar de ter nascido em território espanhol, ele tem outras duas nacionalidades devido às origens da família. A mãe nasceu na Guiné Equatorial, enquanto o pai é marroquino.


Por ser um bairro humilde e de maioria imigrante, Rocafonda sofre constante ataques pela diversidade presente. O local é alvo, por exemplo, do VOX, partido da extrema-direita espanhola, que já se referiu à região como “lugar de esterco multicultural”.

Destaque pela Espanha


Depois da tensão, Yamal foi um dos destaques da campanha campeã da seleção espanhola na Eurocopa 2024. Ele foi eleito o melhor jogador jovem da competição. O atacante terminou o torneio com um gol e quatro assistências (líder geral nesse segundo quesito).

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.