Ex-clube de Felipão, Paulinho e Talisca encerra as atividades
Guangzhou FC não conseguiu arcar com dívidas para disputar a temporada 2025
Jogada 10|Do R7
Um dos clubes mais vitoriosos do período recente (e da história do futebol chinês) chegou ao fim. Por meio de comunicado oficial, o Guangzhou FC oficializou o encerramento das atividades por conta de uma enorme dívida.
“Devido aos pesados encargos financeiros resultantes de épocas anteriores, o clube não conseguiu pagar todas as dívidas dentro do prazo. Expressamos as nossas sinceras desculpas e agradecemos a compreensão e pedimos perdão a todos os torcedores”, descreve a instituição em um trecho da nota.
De acordo com as informações da imprensa local, o clube convive com problemas financeiros desde 2021. Na oportunidade, uma gigante imobiliária do país, a Evergrande, deixou o controle acionário da instituição após um período de 11 anos de investimentos pesados.
Além de questões burocráticas como alta carga de impostos e o veto para empresas controlarem clubes chineses, a crise econômica causada pela Covid-19 também foi um forte golpe no esporte do país. Para se ter uma ideia, a Evergrande acumulou um débito calculado em 300 bilhões de dólares. Na atual cotação, algo que equivale a R$ 1,8 trilhão.
Mudança de patamar
Fundado em 1954, o Guangzhou FC era um clube que frequentava mais a segunda do que a primeira divisão da China. Todavia, com o gigantesco aporte financeiro que começou em 2010, figuras estelares do futebol mundial começaram a defender o clube. São os casos, por exemplo, dos brasileiros Anderson Talisca, Paulinho e até mesmo do técnico Luiz Felipe Scolari.
Diante desse contexto, o clube se tornou uma potência que alçou voos maiores do que o país comportava. Além dos 14 títulos de âmbito nacional entre Copa, Supercopa da China e Superliga Chinesa, o Guangzhou FC conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em duas oportunidades. Assim, representou o continente asiático nas edições de 2013 e 2015 do Mundial de Clubes.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.