Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Ex-clube de Felipão, Paulinho e Talisca encerra as atividades

Guangzhou FC não conseguiu arcar com dívidas para disputar a temporada 2025

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

GUANGZHOU, CHINA - MAY 03: Coach Luiz Felipe Scolari of Guangzhou Evergrande looks on during the AFC Asian Champions League match between Guangzhou Evergrande FC and Sydney FC at Tianhe Stadium on May 3, 2016 in Guangzhou, China. (Photo by Zhong Zhi/Getty Images)

Um dos clubes mais vitoriosos do período recente (e da história do futebol chinês) chegou ao fim. Por meio de comunicado oficial, o Guangzhou FC oficializou o encerramento das atividades por conta de uma enorme dívida.

“Devido aos pesados encargos financeiros resultantes de épocas anteriores, o clube não conseguiu pagar todas as dívidas dentro do prazo. Expressamos as nossas sinceras desculpas e agradecemos a compreensão e pedimos perdão a todos os torcedores”, descreve a instituição em um trecho da nota.

De acordo com as informações da imprensa local, o clube convive com problemas financeiros desde 2021. Na oportunidade, uma gigante imobiliária do país, a Evergrande, deixou o controle acionário da instituição após um período de 11 anos de investimentos pesados.


Além de questões burocráticas como alta carga de impostos e o veto para empresas controlarem clubes chineses, a crise econômica causada pela Covid-19 também foi um forte golpe no esporte do país. Para se ter uma ideia, a Evergrande acumulou um débito calculado em 300 bilhões de dólares. Na atual cotação, algo que equivale a R$ 1,8 trilhão.

Mudança de patamar


Fundado em 1954, o Guangzhou FC era um clube que frequentava mais a segunda do que a primeira divisão da China. Todavia, com o gigantesco aporte financeiro que começou em 2010, figuras estelares do futebol mundial começaram a defender o clube. São os casos, por exemplo, dos brasileiros Anderson Talisca, Paulinho e até mesmo do técnico Luiz Felipe Scolari.

Diante desse contexto, o clube se tornou uma potência que alçou voos maiores do que o país comportava. Além dos 14 títulos de âmbito nacional entre Copa, Supercopa da China e Superliga Chinesa, o Guangzhou FC conquistou a Liga dos Campeões da Ásia em duas oportunidades. Assim, representou o continente asiático nas edições de 2013 e 2015 do Mundial de Clubes.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.