Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Corinthians em apuros? Saiba quem conseguiu inverter desvantagem de três gols na Libertadores

Apenas cinco times alcançaram classificações com viradas por placar elástico na história do torneio continental

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

Foto: Franklin Jacome / Getty Images

O Corinthians terá pela frente uma tarefa árdua para avançar na Libertadores após a derrota por 3 a 0 para o Barcelona-EQU. Afinal, precisará vencer por quatro ou mais gols de diferença para assegurar a vaga na fase de grupos. Em último caso, um triunfo por três gols de frente força a disputa de pênaltis.

O feito pode se comparar a uma missão quase impossível na história do torneio continental, já que apenas cinco times alcançaram a façanha de se classificar com um placar elástico.

O primeiro episódio ocorreu em 1993, quando o Sporting Cristal precisou desfazer um 3 a 0 contra na partida de ida das oitavas frente ao El Nacional-EQU. No duelo da volta, os peruanos golearam por 4 a 0 em seus domínios.

A segunda classificação épica também se deu em uma oitavas de final, porém em 1999. O Cerro Porteño sofreu um revés de 3 a 0 para o Estudiantes de Mérida, na Venezuela, mas inverteu a desvantagem com um contudente 4 a 0 no Paraguai.


No ano seguinte, desta vez pela fase de oitavas em 2000, o Nacional-URU passou vergonha com uma eliminação surpreendente frente ao Bolívar. No tempo normal, o time uruguaio viu os bolivianos darem o troco com os mesmos 3 a 0 do confronto da ida e depois levarem a melhor nos pênaltis.

Entretanto, a virada mais marcante da história da Libertadores ocorreu em 2012. Pelas oitavas de final, a Universidad de Chile pulverizou a vantagem de 4 a 1 do Deportivo Quito-EQU no duelo de ida ao fazer 6 a 0 no segundo jogo, desta vez em Santiago.


Corinthians vai buscar inspiração em rival?

A última equipe a obter uma classificação heroica no torneio foi o River Plate em 2017. Os argentinos perderam por 3 a 0 para o Jorge Wilstermann, da Bolívia, mas se vingaram com um sonoro 8 a 0 em Buenos Aires.


Entre times que conseguiram a classificação na Libertadores com placar elástico no segundo jogo após largada com derrota na ida, aparece um feito inspirador do rival São Paulo. Isso porque o time do Morumbi goleou por 4 a 0 o Newell’s na volta das oitavas de final da Libertadores-1993, edição que teve justamente o Tricolor Paulista como vencedor. Na ida, os argentinos fizeram 2 a 0.

O Corinthians enfrenta o Barcelona-EQU pelo duelo de volta da terceira fase no próxima quarta-feira (12), às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena. Antes disso, ambos os times entram em campo no fim de semana. A equipe de Guayaquil encara o Independiente del Valle, no sábado, pela quarta rodada do Campeonato Equatoriano, enquanto o Timão faz a semifinal do Paulistão frente ao Santos, também em Itaquera.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.