Jogada 10 Conmebol atualiza ranking e define potes da Libertadores 2024

Conmebol atualiza ranking e define potes da Libertadores 2024

Sorteio da fase prévia acontece nesta terça, enquanto grupos serão definidos em março. Conmebol ainda não definiu final da Libertadores...

Jogada 10
Foto: Carl de Souza/AFP via Getty Images

Foto: Carl de Souza/AFP via Getty Images

Jogada 10

A Conmebol divulgou nesta segunda-feira o novo ranking de clubes da América do Sul. Dessa forma, o Palmeiras, que era o segundo, passou a ser o primeiro, à frente do River Plate (ARG). Com a listagem, afinal, estão definidos os potes do sorteio da Copa Libertadores 2024.

O Fluminense, atual campeão da Libertadores, será cabeça de chave. Apesar de ser 12º no ranking, o Tricolor estará no pote 1 por ter conquistado o título. A equipe de Fernando Diniz, aliás, será a equipe A1, no primeiro grupo.

Boca Juniors (ARG) e Athletico-PR, que aparecem entre os oito melhores ranqueados, não estão na Libertadores 2024. Dessa forma, equipes abaixo, como São Paulo e LDU (EQU) vão completar o pote 1. O Nacional (URU) também está entre os dez primeiros, mas vai disputar a fase prévia. Assim, caso chegue à fase de grupos, será pote 4.

Veja os potes

Pote 1 (cabeças de chave na Libertadores 2024)

– Fluminense
– Palmeiras
– River Plate (ARG)
– Flamengo
– Grêmio
– Peñarol (URU)
– São Paulo
– LDU (EQU)

Pote 2

– Atlético-MG
– Independiente del Valle (EQU)
– Libertad (PAR)
– Cerro Porteño (PAR)
– Estudiantes (ARG)
– Barcelona de Guayaquil (EQU)
– Bolívar (BOL)
– Junior Barranquilla (COL)

Pote 3

– San Lorenzo (ARG)
– The Strongest (BOL)
– Universitario (PER)
– Deportivo Táchira (VEN)
– Rosario Central (ARG)
– Alianza Lima (PER)
– Millonarios (COL)
– Talleres (ARG)

Pote 4

– Caracas (VEZ)
– Liverpool (URU)
– Huachipato (CHI)
– Cobresal (CHI)
– 1º Classificado da fase prévia
– 2º Classificado da fase prévia
– 3º Classificado da fase prévia
– 4º Classificado da fase prévia

Fase prévia

A Conmebol vai sortear, nesta terça-feira, os confrontos da fase prévia, conhecida popularmente como “pré-Libertadores”. Botafogo e Red Bull Bragantino são os representantes brasileiros nesta etapa, mas entram somente na segunda das três fases. No geral, 19 equipes lutarão pelas quatro vagas restantes na fase de grupo.

Fase 1

Pote 1: Melgar (PER), Defensor (URU) e Nacional (PAR)

Pote 2: Aucas (EQU), Puerto Cabello (VEN) e Bolívia 4

Fase 2

Pote 1: Nacional (URU), Atlético Nacional (COL), Colo-Colo (CHI), Sporting Cristal (PER), Red Bull Bragantino, Botafogo, Palestino (CHI) e El Nacional (EQU)

Pote 2: Godoy Cruz (ARG), Always Ready (BOL), Portuguesa (VEN), Águilas Doradas (COL), Sportivo Trinidense (PAR), Classificado da Fase 1, Classificado da Fase 1, Classificado da Fase 1

Sorteio

O sorteio da fase de grupos acontecerá somente em março, após o fim da fase prévia. Times do mesmo país, contudo, não podem cair no mesmo grupo. A exceção, porém, é se um deles vier da fase prévia. Dessa forma, a fase de grupos começa no dia 3 de abril e vai até 29 de maio.

A final da competição, aliás, está marcada para o dia 30 de novembro. O local, entretanto, ainda não foi definido pela Conmebol. Buenos Aires, na Argentina, com o Monumental de Núñez, contudo, é a cidade favorita para sediar a partida.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Últimas