Botafogo tem retrospecto amplamente favorável sobre o Flu de Diniz
Glorioso, em 2023, não levou gols do rival. Na terça-feira, pode engatar a quina sobre o Tricolor e dormir líder do Brasileirão
Jogada 10|Do R7
O Botafogo conta com motivos de sobra para dormir na liderança do Campeonato Brasileiro, na próxima terça-feira (11). Afinal, além da boa fase, joga em casa, no Estádio Nilton Santos, diante de um rival que não trouxe muita dor de cabeça. O Fluminense, sob a batuta de Fernando Diniz, pelo contrário, tem problemas de sobra com o Mais Tradicional. A Estrela Solitária costuma, portanto, apresentar antídotos para o Dinizismo.
Desde quando o próximo adversário anunciou Fernando Diniz, em 30 de abril de 2023, o Botafogo teve quatro vitórias, um empate e uma derrota. Os triunfos, aliás, vieram em sequência, e o aproveitamento aumentou consideravelmente para 72,2%.
Nas jornadas exitosas, o Botafogo conseguiu neutralizar o estilo propositivo de Diniz. A série começou com Luís Castro, no início do Carioca, em 2023. No Maracanã, com gol de Sá, o Glorioso venceu por 1 a 0, placar que repetiria, com o mesmo treinador, em maio, pelo Campeonato Brasileiro, no Colosso do Subúrbio. Cuesta, na ocasião, foi o autor do gol.
Em outubro, as equipes voltaram a se reencontrar no Maracanã. Depois de amargar três derrotas consecutivas (Flamengo, Atlético e Corinthians), o Glorioso, na época, com Lucio Flavio, visitou o Fluminense e se recuperou rapidamente: 2 a 0, gols de Júnior Santos e Tiquinho. Ou seja, o Alvinegro terminou o ano sem levar nenhum gol do Tricolor.
Mesmo com reservas, Botafogo mantém sequência
Em 2024, o time de General Severiano voltou a bater o rival. Desta vez, com muitos reservas em campo dos dois lados, o Glorioso derrotou o Fluminense por 4 a 2. Freitas (duas vezes), Raí e Urso anotaram os gols do time preto e branco. A equipe foi comandada pelo interino Fábio Matias.
Agora, pela primeira vez, Artur Jorge defronta, enfim, Diniz. Se beber na fonte dos antecessores, tem um caminho traçado para manter a freguesia.
Glorioso contra Diniz
26/6/2022 – Botafogo 0 x 1 Fluminense – Nilton Santos – Brasileiro
23/10/2022 – Fluminense 2 x 2 Botafogo – Maracanã – Brasileiro
29/1/2023 – Fluminense 0 x 1 Botafogo – Maracanã – Carioca
20/5/2023 – Botafogo 1 x 0 Fluminense – Nilton Santos – Brasileiro
08/10/2023 – Fluminense 0 x 2 Botafogo – Maracanã – Brasileiro
03/03/2024 – Fluminense 2 x 4 Botafogo – Maracanã – Carioca
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.