Em 20 confrontos eliminatórios decididos em casa na Libertadores em toda a história do São Paulo, o clube paulista conquistou 16 classificações e somou quatro eliminações. No entanto, as vezes em que não avançou de fase perdeu o jogo de ida fora de casa: Vélez Sarsfield (em 1994), Cruzeiro (2009), Internacional (2010) e Talleres (2019). Ou seja, essa foi a primeira vez que o Tricolor sofreu a eliminação jogando dentro de casa sem perder no jogo de ida.
Botafogo e São Paulo ficaram no empate sem gols no Nilton Santos na ida. Ou seja, quem vencesse na volta avançaria, e um novo empate levaria a decisão para os pênaltis. E foi o que aconteceu. Thiago Almada abriu o placar para o Alvinegro no primeiro tempo e, quase no fim da partida, Calleri empatou. Assim, com a decisão nas penalidades, o clube carioca conseguiu avançar e quebrar a marca histórica do adversário.
Em busca de um título inédito na competição, o Botafogo agora espera o seu adversário da semifinal. Peñarol e Flamengo definem a vaga nesta quinta-feira (26). No jogo de ida, a equipe uruguaia venceu por 1 a 0, no Maracanã.