Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Esporte - Notícias sobre Futebol, Vôlei, Fórmula 1 e mais

Após denúncia, Fifa responde às ligas europeias e FIFPRO

A instituição disse que o atual calendário internacional foi aprovado por unanimidade

Jogada 10

Jogada 10|Do R7

FIFA President Gianni Infantino delivers closing remarks during the 74th FIFA Congress in Bangkok on May 17, 2024. The 74th FIFA Congress is taking place in Bangkok with member associations voting on a range of issues including confirmation of the host nation or nations for the 2027 women's football World Cup. (Photo by Manan VATSYAYANA / AFP) (Photo by MANAN VATSYAYANA/AFP via Getty Images)

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) recebeu uma denúncia das principais ligas europeias e da FIFPro (associação dos jogadores profissionais) à Comissão Europeia. As partes alegam uma sobrecarga no novo calendário imposto pela instituição. Nele está definido a ampliação da Copa do Mundo em 2026 e o novo formato do Mundial de Clubes, em 2025.

Após o anúncio, a Fifa respondeu as acusações de não dialogar com as outras entidades para definir as mudanças. Segundo a federação, o atual calendário internacional foi aprovado por unanimidade pelo seu Conselho, que é composto por representantes de todos os continentes.

“O calendário da Fifa é o único instrumento que garante que o futebol internacional possa continuar a sobreviver, coexistir e prosperar ao lado do futebol de clubes nacional e continental”, afirmou.

Além disso, a entidade destacou que ‘deve proteger os interesses gerais do futebol mundial’, e que as ligas preferem um calendário com amistosos e turnês de verão, visando interesses comerciais.


“Essas ligas aparentemente preferem um calendário repleto de amistosos e turnês de verão, muitas vezes envolvendo extensas viagens ao redor do mundo. Mas a FIFA deve proteger os interesses gerais do futebol mundial, incluindo a proteção dos jogadores, em todas as partes e em todos os níveis do jogo”, acrescentou.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, ThreadsTwitter, Instagram e Facebook.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.