Jogada 10 Abel Ferreira completa três anos de Palmeiras

Abel Ferreira completa três anos de Palmeiras

Português foi anunciado como novo treinador do Verdão em 2020 e, três anos depois, desponta como o maior técnico da história do clube...

Jogada 10
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Jogada 10

No dia 30 de outubro de 2020, o Palmeiras anunciava o desconhecido Abel Ferreira como novo treinador da equipe. O português chegava após passagem pelo PAOK, da Grécia, com a missão de substituir Vanderlei Luxemburgo. Três anos depois, o técnico se tornou um dos maiores, senão o maior treinador da história do Verdão.

Afinal, são oito títulos nestes três anos. Duas Libertadores, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, dois Paulistas, uma Recopa Sul-Americana e uma Supercopa. Além disso, em  217 jogos, foram 125 vitórias, empates e 42 derrotas, com 361 gols marcados e 170 sofridos. Sem contar os inúmeros resultados positivos contra rivais e decisões de mata-mata.

O casamento entre Abel e Palmeiras deu tão certo que ele tem contrato com o Palmeiras até 2024 e pode completar quatro anos de Verdão, tempo incomum no país pentacampeão mundial. Aliás, a presidente do clube, Leila Pereira, já disse, publicamente, que o português será o treinador da equipe enquanto ela for a mandatária.

A presidente já disse que, se conseguir a reeleição, tentará manter Abel no Verdão por mais três anos, até 2027. Ele, porém, já declarou que deseja tirar um ano sabático em 2025.

Aliás, o último técnico que ficou três anos no Palmeiras foi Luiz Felipe Scolari. Na ocasião, o treinador ficou entre 1997 a 2000 no comando do Verdão, conquistando também uma Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Copa Mercosul. Abel já ultrapassou Felipão nos números, mostrando sua importância na história palestrina.

Abel também teve crises e polêmicas no Palmeiras

Contudo, nem tudo foram flores para Abel Ferreira no Palmeiras. Afinal, o treinador colecionou polêmicas durante estes três anos, inúmeros cartões e expulsões, além de brigas com jogadores e treinadores de outros clubes. Aliás, no começo da trajetória, o português passou por uma crise e teve sua cabeça pedida pela torcida. A crise, entretanto, acabou abafada com um segundo título da Libertadores.

Recentemente, o Verdão também passou por uma crise ao ser eliminado na Libertadores para o Boca Juniors e para o São Paulo, na Copa do Brasil. Contudo, a pressão caiu mais em cima da diretoria do que no treinador, que conseguiu, novamente, inverter o mal momento, com três vitórias seguidas no Brasileiro.

O fato é que o técnico conseguiu o apoio incondicional de quem mais precisava: da exigente torcida palmeirense.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Últimas